Publicidade
Manaus
Manaus

Busto do ex-governador Álvaro Maia passa por restauração

Para que o trabalho fosse feito, os técnicos fizeram uma pequena pesquisa iconográfica (registro fotográfico antigo da obra) para que o monumento não sofresse mais nenhum dano. 18/07/2012 às 21:35
Show 1
Foram retirados manualmente com a utilização de bisturi, os resíduos de tinta.
acritica.com manaus

Após primeira limpeza feita por equipe da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), técnicos do Atelier de Conservação e Restauro mobilizaram-se nesta quarta-feira (18) para averiguar em que estado se encontrava o busto do ex-governador Álvaro Maia, instalado na Praça 14 de Janeiro, Zona Centro-Sul, e que havia sido pichado com tinta azul, na última segunda-feira (15), cobrindo os cabelos e a roupa.

Foram retirados manualmente com a utilização de bisturi, os resíduos de tinta. Para proteger o monumento, a equipe de técnicos da secretaria realizou uma aplicação de resina acrilóide (importada da Itália) especifica para metal e que vai impermeabilizar e proteger o monumento para o caso de possíveis ações de vândalos volte acontecer.

Para que o trabalho fosse feito, os técnicos fizeram uma pequena pesquisa iconográfica (registro fotográfico antigo da obra) para que o monumento não sofresse mais nenhum dano.

Para o Secretário de Cultura, Robério Braga, é obrigação do Estado zelar pela política de revitalização, conservação e pelo resgate da história do Amazonas, presente nos monumentos centenários de Manaus. “É nossa a responsabilidade  manter essa história viva, não apenas cuidando mas educando e fazendo com que as pessoas vejam que as coisas foram feitas para permanecer”, disse o secretário.