Publicidade
Manaus
Manaus

Calor dá uma trégua a partir do próximo fim de semana, segundo dados do INPE

Há previsão de chuvas no meio da semana, mas as temperaturas máximas previstas ainda são altas e as mínimas não passam dos 27º C 05/10/2015 às 11:29
Show 1
Ontem (4), os termômetros de rua marcaram 40º C
acritica.com Manaus (AM)

O calor em Manaus deve dar uma trégua a partir do fim de semana em Manaus. Pelo menos essa é a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). No site da instituição, é possível verificar que a temperatura máxima na capital só deve ficar abaixo dos 37ºC a partir da próxima sexta-feira, quando se espera a marca 34ºC na máxima. No sábado (10), a máxima prevista é de 33ºC.

Nos próximos três dias, a máxima esperada é de 37ºC. Apesar disso, a probalilidade de chuva é alto, registrando 80% de chances de chover amanhã (6) e 90% na quarta (7) e na quinta-feira (8).

Para amanhã, é esperada uma manhã com o predomínio do Sol e chuva, com trovoadas, à tarde.

Na quarta, a previsão é de chuva de curta duração, que pode ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia. Na quinta, a previsão é a mesma.

Para a próxima semana, a probabilidade de chuvas é alta, segundo as previsões do CPTEC. Nos dias 12 e 13, a chance de chover é de 90%. Durante toda a próxima semana, as temperaturas máximas previstas são de 35ºC enquanto as mínimas são de 25ºC.

Esta semana, entretanto, as mínimas não devem passar de 27ºC.

Previsão para hoje

A previsão para hoje (5) se mantém de forte calor na casa dos 39ºC e com apenas 5% de probabilidade de chuvas. Espera-se um dia parcialmente nublado.

Ontem (4), os termômetros de rua chegaram a marcar 41ºC. Entretanto, a máxima, segundo o site, foi de 39ºC. Vários fatores podem justificar essa variação. Quanto mais próximo da placa de ferro estiver o sensor do termômetro de rua, por exemplo, mais alta será temperatura que ele vai registrar, isso porque a placa retém calor.

Contudo, os termômetros de rua reproduzem melhor a temperatura urbana em termos de sensação térmica.