Publicidade
Manaus
Manaus

Campanha antidrogas realizada no Amazonas tem foco nos jovens

Semana Estadual sobre Drogas une Conem e Correios em ação de prevenção ao uso de entorpecentes 21/06/2012 às 07:44
Show 1
Concursos de cartazes premiou estudantes da rede pública amazonense
Florêncio Mesquita Manaus

A 13ª Semana Estadual Sobre Drogas no Amazonas foi lançada nesta quarta-feira (20), na sede dos Correios. A meta da campanha é combater o uso crescente de drogas por jovens amazonenses. A estratégia prevê o uso de  palestras, panfletos e orientação aos jovens das escolas das redes públicas e privadas do município e do Estado. A campanha é promovida pelo Conselho Estadual de Entorpecentes do Amazonas (Conem) e os Correios.

A programação se estenderá até a próxima segunda-feira. Para a diretora regional dos Correios no Amazonas, Luquecia Lemos, a campanha  é uma iniciativa fácil de realizar e que tem efeito direto no fortalecimento do combate às drogas. Conforme ela, o conjunto de atividades desenvolvidas ao longo de uma semana incentivam a população a não usar drogas.

“Depois que o jovem cai no submundo das drogas é muito difícil fazer o resgate. Fazemos a prevenção para evitar a necessidade do resgate. Às vezes as próprias pessoas que conseguiram sair desse mundo nos ajudam dando palestras”, disse.

Luquecia explica que todos os anos a temática é focada na prevenção e a promoção de concursos de artes para alunos da rede pública de ensino. Este ano, por exemplo, o concurso de cartazes foi realizado em 140 escolas das redes estadual e municipal de educação.

Os trabalhos dos três primeiros colocados foram expostos durante o lançamento da campanha. Os alunos foram premiados e os trabalhos serão enviados para um concurso nacional.

De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen-AM), Darcy Izel Moreno, infelizmente os dados negativos sobre os efeitos das drogas em crianças e adolescentes são terríveis. Ela ressalta que é preciso intensificar o combate ao uso de drogas na faixa etária de 9 a 17 anos e a saída é investir em atividades lúdicas como o concurso.

Darcy destaca que à melhor campanha do Amazonas no Concurso Nacional de Cartazes foi conquistada no ano passado. Foram dez trabalhos premiados do Estado, sendo nove de Manaus e um de Manacapuru. “Acredito muito que a prevenção pode ser alcançada por meio da arte mostrando que droga só destrói as pessoas”, disse.