Publicidade
Manaus
Campanha Tuberculose

Campanha de alerta contra a tuberculose é realizada em presídios de Manaus

Campanha leva esclarecimento à população carcerária de Manaus como parte das atividades do Dia da Luta contra a doença 10/04/2012 às 08:03
Show 1
Tuberculose é uma das doenças de maior incidência entre presidários
jornal A Crítica Manaus

Tuberculose Comitê faz alerta em presídios Campanha leva esclarecimento à população carcerária de Manaus como parte das atividades do Dia de Luta contra a doença Antonio Lima Tuberculose é uma das doenças de maior incidência entre presidiários A campanha de conscientização alusiva ao “Dia de luta contra a tuberculose”, celebrado no último no dia 24 março, encerra-se esta semana com uma série de atividades em unidades prisionais da capital. Organizada pelo Comitê Municipal de Combate à Tuberculose – do qual a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é instituição-membro – a campanha teve início no dia 21 de abril e, neste ano, procurou destacar a importância de os pacientes diagnosticados com a doença aderirem ao tratamento e, principalmente, os riscos do abandono da medicação, antes do período de seis meses. “As equipes do comitê visitarão sete unidades prisionais, levando as informações sobre a doença a uma população estimada em 3,7 mil pessoas”, destacou o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato.

O secretário explica que, durante as visitas, além do trabalho de orientação e entrega de material informativo sobre a tuberculose aos detentos, os profissionais de saúde estarão realizando a busca ativa de casos suspeitos, para encaminhamento a exames. “A atividade também servirá para fazer o treinamento em serviço dos agentes penitenciários, que serão orientados a identificar sinais e sintomas da tuberculose, como forma de auxiliar o trabalho de monitoramento, desenvolvido pelo serviço de saúde da unidade prisional”, afirmou.

Os detentos do regime fechado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no km 8 da BR-174, foram os primeiros a receber a ação do Comitê Municipal de Combate à Tuberculose, na manhã de segunda-feira (09). Nesta terça-feira (10), das 9h ao meio-dia, a atividade acontece no Centro de Detenção Provisória de Manaus, no complexo.

Na quarta de manhã será a vez do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e, à tarde, da penitenciária feminina. A ação, que tem a parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) , será concluída na sexta-feira na Unidade Prisional do Puraquequara.

 As atividades alusivas ao Dia mundial de luta contra a tuberculose tiveram início no dia 21 do mês passado, com ações que envolveram todas as unidades da rede municipal de saúde, além da realização de blitze educativas.