Publicidade
Manaus
Manaus

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (25)

Em Manaus, mais de 141 mil pessoas de grupos prioritários já foram imunizadas contra gripe e Influenza A, desde 5 de maio 24/05/2012 às 08:56
Show 1
Segundo a Semsa, mais de 34 mil pessoas ainda não se imunizaram na capital
acritica.com Manaus

Até esta quarta-feira (23), mais de 141,4 mil pessoas já haviam sido imunizadas durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, em Manaus. A meta é atingir 176.375 mil pessoas até o encerramento da campanha, previsto para a próxima sexta-feira. A campanha começou no dia 5 deste mês, em todo o País.

Manaus já alcançou, aproximadamente, 64% da meta estipulada e está acima da média de imunização nacional contra a Influenza, de quase 50%, no mesmo período.

A vacina Influenza Trivalente, que está sendo aplicada na população, protege contra a Influenza sazonal, conhecida como gripe comum, e contra H1N1 ou ‘Influenza A’ e ‘gripe suína’, como também é conhecida.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o público alvo da campanha são os idosos a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos, grávidas, indígenas e trabalhadores da saúde que atuam no atendimento ou vigilância epidemiológica dos casos da doença. O grupo  a ser imunizado foi definido pelo Ministério da Saúde.

Os trabalhos começaram com 900 postos de vacinação espalhados por Manaus que incluem supermercados, shoppings, escolas, igrejas, terminais de ônibus, postos de saúde, entre outros locais. A partir do dia 3, a vacinação passou a ser oferecida apenas nas unidades básicas de saúde, policlínicas, Centros de Atenção Integrada a Melhor Idade (Caimis) e Centros de Atenção Integral À Criança (Caics). Esta semana a vacinação voltou a  ser oferecida nos mesmo pontos de atendimento disponibilizados no início da campanha.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, o diferencial na reta final de campanha é a ampliação do horário de vacinação, antes de 8h às 17h e, agora, até as 22h. 

Dados do Ministério da Saúde revelam que até a última segunda-feira, 39,35% da população do Amazonas já havia sido vacinada. O porcentual corresponde a 226.603 pessoas imunizadas no Estado.

Cobertura
Mais de 56% dos trabalhadores da saúde já foram vacinados. Entre as crianças entre seis meses e dois anos de idade, esse porcentual é de 51,3%. Já a população indígena totalizou 16,46% de cobertura, o que representa quase 25 mil.