Publicidade
Manaus
Manaus

Campanha de vacinação contra poliomielite termina na sexta (6)

Pais de crianças que não receberam as gotinhas de reforço contra a paralisia infantil devem levá-las a um dos postos de vacinação da rede pública de saúde 04/07/2012 às 07:50
Show 1
Crianças de até 5 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra poliomelite
jornal a crítica Manaus

A campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), iniciada no dia 16 do mês passado, termina na próxima sexta-feira. Em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já imunizou mais de 167,3 mil crianças, superando a meta de vacinar 95% dos meninos e meninasmenores de 5 anos.

Mesmo assim, o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, orienta os pais ou responsáveis pelas crianças que ainda não receberam as gotinhas de reforço contra a pólio, que não deixem de levá-las a um dos postos de vacinação. “É importante lembrar que esta dose deve ser tomada mesmo por crianças que estão com o esquema de vacinação em dia”, frisou o secretário.

A vacinação contra a poliomelite está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)e policlínicas da rede municipal e também nos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), da rede estadual. O atendimento nessas unidades acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mudanças
Este ano, a campanha nacional de vacinação contra a poliomelite, que tradicionalmente acontecia em duas fases (em junho e agosto), acontece em uma única etapa. Em agosto, será realizada, em todo o País, uma campanha para atualização do esquema do calendário de vacinação das crianças.

De acordo com o Ministério da Saúde, a partir de agosto, as crianças que estiverem iniciando o esquema vacinal, ou seja, que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose ao dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina na forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), a dose de reforço (aos 15 meses) e as demais doses de campanha continuam sendo com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.

167,3 mil crianças menores de 5 anos foram vacinadas contra a Poliomelite,   em Manaus, superando a meta do Ministério da Saúde, de vacinar 95% da população nessa faixa etária