Publicidade
Manaus
Cotidiano, Saúde, Vacinação, Gripe, Influenza, Semsa

Campanha de vacinação em Manaus contra a Influenza inicia no próximo sábado (5)

Além das unidades da rede municipal de saúde, a vacinação estará disponível em locais como sedes de associações comunitárias, igrejas, escolas, shoppings, feiras, supermercados entre outros locais de grande circulação 30/04/2012 às 15:09
Show 1
Indígenas, crianças com idades entre 6 meses e 2 anos, são alguns integrantes do grupo prioritário para a vacinação
acritica.com Manaus

No período de 5 a 25 de maio a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará realizando a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza, que deve alcançar quase 180 mil pessoas em Manaus.

O público alvo são idosos a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a menores de 2 anos; grávidas; indígenas; e trabalhadores da saúde que atuam diretamente no atendimento ou vigilância epidemiológica dos casos da doença. Estes grupos foram definidos como prioritários da campanha, pelo Ministério da Saúde.

No próximo sábado (5), ocorre em todo o País o “Dia D” de Vacinação contra a Influenza. Em Manaus uma rede de 935 postos de vacinação, distribuídos por todas as zonas da cidade, estarão atendendo das 8h às 17h.

Além das unidades da rede municipal de saúde, a vacinação estará disponível em locais como sedes de associações comunitárias, igrejas, escolas, shoppings, feiras, supermercados, mercadinhos de bairro, terminais de ônibus, entre outros locais de grande circulação.

Os pontos em que estarão sendo realizados atendimento da campanha, em Manaus, podem sre concultados no site da Semsa.  

De acordo com o titular do órgão, Francisco Deodato, a partir da segunda-feira (7), os trabalhos de imunização só estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas da rede municipal, nos CAICs e CAIMIs, da rede estadual e em alguns pontos estratégicos, que serão posteriormente divulgados.

Agendamento
Na quarta-feira (2), a Semsa retoma o serviço de agendamento da vacinação domiciliar para os idosos acamados. O agendamento pode ser feito por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-280-8280, que funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h. Ao ligar para a central de atendimento, a pessoa deverá fornecer, além do próprio nome e CPF, as seguintes informações sobre o idoso: nome, número de documento de identidade e endereço completo (se possível, com indicação de pontos de referência). É necessário informar, também, o problema de saúde do acamado.

A vacinação domiciliar tem sido uma das estratégias utilizadas pela Prefeitura de Manaus para assegurar uma boa cobertura vacinal do público idoso, nas campanhas de imunização. Normalmente, o agendamento vinha sendo feito diretamente nas unidades de saúde.