Publicidade
Manaus
Manaus

Campanha de vacinação termina nesta sexta-feira (06)

Semsa já imunizou mais de 170 mil crianças contra a Poliomielite e campanha de vacinação termina nesta sexta-feira (6). As vacinas estão disponível nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas da rede municipal e nos CAICs, da rede estadual. 05/07/2012 às 22:00
Show 1
Crianças de até 5 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra poliomelite
Acritica.com Manaus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já imunizou mais de 170 mil crianças, como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), iniciada no dia 16 do mês passado. O número equivale a 97% das crianças menores de cinco anos, que vivem na capital. “Com este resultado, Manaus superou a meta pactuada pelo Ministério da Saúde com Estados e Municípios, que é assegurar uma cobertura vacinal a 95% da população nesta faixa etária”, disse o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato.

De acordo com dados do “Gotômetro” – indicador disponibilizado no site do Programa Nacional de Imunizações –, Manaus foi uma das três primeiras capitais, ao lado de Curitiba e Florianópolis, a bater a meta de cobertura vacinal. O resultado foi alcançado na semana passada, faltando ainda dez dias para o fim da campanha.

“Mesmo com a meta cumprida, continuamos trabalhando para alcançar 100% das crianças menores de cinco anos, na capital. Os pais ou responsáveis, que ainda não tiveram a oportunidade de levar a criança para receber as gotinhas contra a Pólio, devem lembrar que a dose extra da vacina deve ser tomada mesmo por aquelas crianças que estão com o esquema de vacinação contra a doença atualizado”, orienta o secretário.

Francisco Deodato explica que a vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas da rede municipal e nos CAICs, da rede estadual. O atendimento nestas unidades acontece das 8h às 17h.

 No Brasil, o último caso autóctone (de origem interna) de Poliomielite foi registrado em 1989. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial d Saúde (OMS) o Certificado de eliminação da doença. No entanto, enquanto houver circulação do vírus em outras regiões do mundo, é necessário manter a vacinação. Dezenove países ainda registram casos da Pólio e, destes, três são considerados pólio-endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.