Publicidade
Manaus
Manaus

Campanha: ‘especialistas em sorriso’ se reúnem para operar crianças com lábio leporino

Jornada especial de cirurgias reparadoras de lábio leporino, na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), deve atender aproximadamente 50 crianças 12/10/2015 às 23:01
Show 1
Ação faz parte de campanha nacional lançada pela organização não governamental Smile Train
ACRITICA.COM ---

Começaram ontem e vão até a próxima sexta-feira (16) as atividades da jornada especial de cirurgias reparadoras de lábio leporino, na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e deve atender aproximadamente 50 crianças.

A ação faz parte de uma campanha nacional, alusiva ao Dia das Crianças, lançada pela organização não governamental Smile Train, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e que, no Amazonas, tem o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Susam).

A fissura lábiopalatina (também conhecida como lábio leporino) é uma má formação do lábio superior, que também pode atingir o céu da boca e resultam do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, enquanto o bebê está se formando. Essa condição impacta não somente a fala, como também a nutrição e a respiração, levando o paciente a um isolamento social. Estima-se que, no Brasil, a cada 700 nascimentos, uma criança tenha essa condição.

A jornada que acontece em Manaus nesta semana será realizada com a participação de cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, psicólogos e fonoaudiólogos das instituições parceiras. Eles costumam ser chamados de “especialistas em sorriso”, pelo trabalho que desenvolvem para corrigir a má formação congênita que compromete o sorriso de seus portadores. 

O secretário de Atenção Especializada da Capital, Wagner Souza, que representou o governador José Melo e o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias, na abertura da campanha, ocorrida na manhã desta segunda-feira, no auditório da FHAJ, destacou o trabalho desses profissionais e a importância da parceria institucional que tem permitido ampliar o alcance do serviço voltado para o atendimento das crianças e adultos com lábio leporino. 

A Smile Train já vem atuando em parceria com a Susam, no âmbito do Programa Amazonas Saúde Itinerante, levando jornadas de cirurgias reparadoras de lábio leporino ao interior do Estado.

Somente entre janeiro e setembro deste ano, a parceria institucional, que também tem o apoio da Igreja Presbiteriana de Manaus, já permitiu a realização de 170 cirurgias do tipo, beneficiando adultos e crianças, inclusive indígenas.  Neste mês de outubro, entre os dias 19 e 24, a ação estará sendo levada ao município de Eirunepé, com a estimativa de operar mais 40 pacientes.

“Na capital, as cirurgias de lábio leporino têm como unidade de referência o Hospital Infantil Dr. Fajardo. O acompanhamento ambulatorial dos pacientes é feito na Policlínica Gilberto Mestrinho. Realizamos 25 cirurgias por mês em média, em crianças com a má formação”, destacou Wagner Souza.

O cirurgião plástico Nivaldo Alonso – do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru/USP –, vai liderar a equipe da jornada de cirurgias que acontece nesta semana, na FHAJ.

O cirurgião bucomaxilo Joaquim Alves, coordenador do programa de cirurgias de lábio leporino, da Susam, explicou que logo após a solenidade de abertura da campanha, começou o trabalho de triagem dos pacientes que passarão pela cirurgia.

“Avaliamos 94 pacientes, e 51 estão inicialmente aptos a passar pelo procedimento cirúrgico. Começamos a operar já na manhã desta terça-feira, a partir das 7h”, informou Joaquim. Entre as crianças avaliadas, 17 são do interior do Estado, 15 delas vieram de São Gabriel da Cachoeira, com o apoio logístico do Exército.

Outros centros

Além de Manaus, a campanha está ocorrendo nas cidades de Fortaleza e Sobral (CE); João Pessoa (PB); Aracaju (SE), Rio Branco (AC); Marabá (PA), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Caxias do Sul (RS), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). A expectativa é de que sejam realizadas, pelo menos, 70 cirurgias no Nordeste, 60 na região Norte, 55 no Centro-Oeste, 30 na região Sudeste e 10 no Sul do país.

“Essa Campanha Nacional representa um grande passo no avanço para a conscientização da população sobre essa deformidade congênita, como também concretiza uma grande parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, indo de encontro com o que a Smile Train preconiza, um programa sustentável, dentro de cada país que ajudamos” afirma Mariane Goes, Diretora da Smile Train na América do Sul.

Com centros parceiros fixos espalhados em 20 cidades do Brasil, a Smile Train tem como missão oferecer, de forma gratuita, tratamento completo e de qualidade para pessoas com fissura lábio palatina, trabalhando de forma sustentável. Ao invés de fazer apenas campanhas pontuais, que enviam médicos próprios para o procedimento, a Smile Train treina os médicos locais, visando à qualificação dos centros parceiros para uma atuação independente.