Publicidade
Manaus
Manaus

Candidatos com parentes políticos lutam por vaga nas eleições do AM

Na lista dos candidatos estão nomes como Diogo Afonso (PMDB), Hiram Nicolau (PSD), Ricardo Nicolau (PSD) e Marlúcia Souza (PHS) 01/10/2012 às 08:13
Show 1
Marlúcia Souza quer trilhar o caminhos dos irmãos
Lúcio Pinheiro ---

Pegando carona nos sobrenomes conhecidos entre os eleitores, candidatos a vereadores em Manaus tentam repetir o sucesso de parentes políticos nas urnas. Na lista dos que acreditam que política é um “negócio de família” estão nomes como o empresário Diogo Afonso (PMDB), filho do deputado estadual Adjuto Afonso (PP), Hiram Nicolau (PSD), irmão do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Ricardo Nicolau (PSD) e Marlúcia Souza (PHS), irmã de Carlos, Fausto e Wallace Souza, este último já falecido.

Aos 28 anos, Diego Afonso tenta pela segunda vez uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Em 2008, chegou perto, ao receber 4 mil votos. “Meu avô sempre enxergou em mim esse dom. Essa veia política. Eles (pai e avô) enxergam a minha eleição como uma continuação política da família na capital”, declara Diego.

Diogo Afonso busca inspiração no avô e no pai

O avô de Diego, Luiz Afonso, foi quatro vezes prefeito do município de Pauini (a 923 quilômetros a sudoeste de Manaus), cidade natal e reduto eleitoral do pai do candidato, que está no terceiro mandato consecutivo de deputado estadual.

Caso consiga ser eleito, Diego diz que não gostaria de ter a vitória atribuída apenas ao fato de ser filho e neto de político. Dos 28.313 votos que o pai do candidato recebeu em 2010, 10.645 foram da capital. “Eu questiono essa história de hereditariedade política. A eleição é um caminho meu. Nesse momento, o que eu herdo só diz respeito ao nome e à credibilidade. Mas os votos não. No máximo uma transferência de 20%”, disse Diego.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).