Publicidade
Manaus
Manaus

Candidatos Sujões são denunciados ao TRE-AM

Instituto fez lista de candidatos a vereador e a prefeito de Manaus cujos santinhos foram despejados nas ruas do bairro no primeiro turno da eleição. O ranking fundamentou denúncia apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral contra os infratores 24/10/2012 às 07:58
Show 1
Moradores coletaram 7.240 panfletos de candidatos. Da candidata Vanessa foram 2.795 santinhos. De Artur, 1.279
MARIANA LIMA Manaus

A sujeira causada por candidatos no primeiro turno da eleição levou moradores do bairro Petrópolis, na Zona Sul de Manaus, a construir um ranking dos “candidatos sujões”. O documento contém o número de folhetos encontrados nas ruas do bairro no dia do pleito e o nome dos candidatos. A lista foi entregue ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) com um pedido de punição contra os sujões.

Doze voluntários ligados ao Instituto Tecnológico Alternativo de Petrópolis recolheram e catalogaram quase oito mil folhetos entre informativos e santinhos que foram espalhados pelas principais ruas e calçadas de Petrópolis no primeiro turno. A iniciativa foi provocada pelo indignação dos moradores com a sujeira  deixada pelos candidatos. 

A lista de  sujões possui 71 nomes de candidatos a vereador e cinco candidatos a prefeito de Manaus. Segundo o levantamento feito pelo Alternativo de Petrópolis, o prefeiturável que mais sujou o bairro foi a candidata comunista Vanessa Grazziotin (PCdoB) com 2.795 folhetos coletados. Na segunda posição está o tucano Artur Neto (PSDB) que teve 1.279 folhetos encontrados no local.

Integram a lista ainda os ex-candidatos Sabino Castelo Branco (PTB), com 204 folhetos recolhidos, e Henrique Oliveira (PR) com 36 exemplares coletados nas ruas. O ex-candidato Serafim Corrêa (PSB) aparece em  santinhos de candidatos a vereador do PSB, mas nenhum folheto dele foi encontrado.

Entre os candidatos a vereadores que mais sujaram o bairro estão três parlamentares que já atuam na Câmara Municipal de Manaus. O vereador mais votado neste pleito, com 18.109 votos, Reizo Castelo Branco (PTB) foi o 9º colocado no ranking da sujeira com 204 folhetos recolhidos. Elias Emanuel (PSB) e Vilma Queiroz (PTC) também integram a relação dos sujões, com 750 e 242 folhetos encontrados, respectivamente.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).