Publicidade
Manaus
Manaus

CARNAVAL 2012 - Governo envolve sete mil servidores

Ações policiais nesse período carnavalesco resultaram com 88 pessoas presas, a localização de 12 veículos roubados e a apreensão de 6,8 quilos de entorpecentes 22/02/2012 às 22:29
Show 1
Foliões do carnaval de 2012
Portal acritica.com Manaus

O levantamento feito pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) sobre como foi o trabalho no período do carnaval deste ano  informa que cerca de sete mil servidores de todo o sistema foram envolvidos. As ações policiais resultaram em 88 pessoas presas, a localização de 12 veículos roubados e a apreensão de 6,8 quilos de entorpecentes.

Das prisões realizadas pela Polícia Militar da sexta-feira (17) até a quarta-feira (22), 46 foram em flagrante por atos de desordem, brigas e tentativa de roubo, 26 prisões por envolvimento com o tráfico de drogas e outras 16 por porte ilegal de arma de fogo. Outros 23 menores foram apreendidos no período. Foram mais de seis mil abordagens policiais através de blitz para fiscalização de pessoas a pé, em carros, motos, coletivos e bares.

Coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que agrupa órgãos estaduais e municipais, o esquema de segurança para o carnaval de Manaus envolveu as polícias Militar, Civil, o Corpo de Bombeiros, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), o ManausTrans e as secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

PM

Somente a Polícia Militar empregou cerca de seis mil policiais para o esquema do carnaval, incluindo os alunos-soldados do último concurso da instituição, 220 viaturas, 110 motocicletas e unidades especiais como o Canil, a Cavalaria, o Comando Ambiental e o Grupamento Aéreo.

As ações atenderam as bandas, blocos, bailes carnavalescos, com atenção especial para o sambódromo de Manaus onde ocorreram o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus e o Carnaboi, principais eventos do calendário oficial de carnaval promovido pelo Governo do Amazonas e teve a parceria da Prefeitura de Manaus.

Carnaboi

Para o Carnaboi, a Polícia esteve atenta para os cerca de 100 mil  foliões que brincaram nas duas noites de apresentação doi bois Garantido e Caprichoso, no sambódromo de Manaus. Para entrar no sambódromo, as pessoas passavam por uma revista da polícia. A medida, adotada para inibir casos de violência, conseguiu reduzir em cerca de 40% o número de ocorrências no local, na comparação com os números registrados em 2011.

Saúde

Na área de saúde, o posto de atendimento emergencial montado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) realizou 31 atendimentos de pessoas passando mal por causa da pressão arterial e excesso de bebida. Houve duas remoções: uma por excesso de bebida e outra de uma grávida, que foi encaminhada para a maternidade.