Publicidade
Manaus
Cotidiano, Saúde , Semsa, Carretas da Mulher

"Carretas da Mulher" devem realizar mais de 7 mil exames, em bairros da Zona Leste de Manaus

Unidades móveis ficarão posicionadas nos bairros Coroado e Jorge Teixeira, realizando exames de ultrassonografias, mamografias e coletas de preventivo de câncer do colo do útero 31/01/2012 às 14:16
Show 1
Desde agosto de 2011, as " Carretas da Mulher" já realizaram 14.685 exames, entre ultrassonografias, mamografias e preventivos
acritica.com Manaus

Com a expectativa de realizarem 7,2 mil exames, entre ultrassonografias, mamografias e coletas de preventivo de câncer do colo do útero, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher, popularmente conhecidas como “Carretas da Mulher”, iniciam nesta terça-feira (31), o atendimento nos bairros do Coroado e Jorge Teixeira, ambos localizados na Zona Leste de Manaus.

Quatro unidades móveis devem ficar posicionadas nos dois bairros da zona Leste até o dia 23 de fevereiro, e a previsão é de que realizem, neste período, 3 mil ultrassonografias; 2,4 mil mamografias; e 1,8 mil coletas de preventivo de câncer do colo do útero, totalizando mais de 7 mil exames. 

No Coroado, o atendimento será no Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDCC), localizado na rua Ouro Preto. No bairro Jorge Teixeira, as unidades ficarão na área da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Edmir Teles Guimarães, na IV etapa do bairro. É a segunda vez que o Jorge Teixeira recebe o serviço das “Carretas da Mulher”. No ano passado, as unidades já haviam permanecido por 15 dias na rua das Rosas, na etapa I do bairro.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que o atendimento nas “Carretas da Mulher” é feito mediante o encaminhamento das unidades da região onde ficam posicionadas. Para atendimento no CDCC, o encaminhamento das mulheres estará sendo feito pela Policlínica Enfermeira Ivone Lima; Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela; e outras 13 Unidades Básicas de Saúde da Família (L-16, L-17, L-27, L-28, L-29, L-30, L-31, L-32, L-8, L-10, L-24, L-14 e L-23).

No bairro Jorge Teixeira, o encaminhamento estará sendo realizado pelas UBS Dr. José Avelino Pereira e Maria Leonor Brilhante; Módulo de Saúde da Família Josephina de Mello e por nove UBSFs (L-02, L-13, L-21, L-01, L-22, L-26, L-06, L-04 e L-05).