Publicidade
Manaus
Manaus

‘Carretas da Mulher’ fazem atendimento em Manaus

O atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) acontece até o dia 28 de setembro e será no horário de 08h às 12h e de 13h às 17h 12/09/2012 às 14:50
Show 1
O atendimento vai acontecer até o dia 28 de setembro e será no horário de 08h às 12h e de 13h às 17h
acritica.com Manaus (AM)

Com capacidade para fazer aproximadamente 250 exames diariamente entre mamografias, ultrassonografias e preventivos, duas Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciaram nesta quarta-feira (12), o atendimento na área externa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh).

O serviço é destinado tanto às funcinárias do órgão, quanto para o público do Programa Bolsa Família (PBF), cuja maioria é de mulheres, além de moradoras das imediações da secretaria, situada à rua Ferreira Pena, próximo ao Boulevard Amazonas, no Centro, zona Centro-Sul.

O atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher na Semasdh vai acontecer até o dia 28 de setembro e será no horário de 08h às 12h e de 13h às 17h. As pacientes devem, preferencialmente, portar o Cartão SUS.

A servidora Valdete Marialva Ribeiro (58) foi uma das que procurou o serviço para fazer exame de Mamografia. “Achei muito bom poder chegar e fazer no mesmo dia esse exame”, disse ela, ressaltando a importância desse tipo de serviço na secretaria, pois como trabalha durante todo o dia não tem tempo para ir às unidades de saúde.

Para a dona de casa Tânia Maria Corrêa (41) também foi importante porque pela primeira vez iria fazer a Mamografia, exame que para mulheres com idade acima de 40 anos não exige a solicitação e/ou encaminhamento médico. Este encaminhamento é feito pelas unidades de saúde da rede municipal que funcionam no entorno dos locais de atendimento, informou a coordenação do programa da Semsa.

Para fazer a Ultrassonografia é necessária também a solicitação médica ou encaminhamento para que a paciente possa apresentar o exame apósrecebê-lo. Também é realizado o Preventivo de Câncer de Colo de Útero.

Atendimento

Desde que foram implantadas pela Prefeitura de Manaus, em agosto de 2011, até o dia 30 de junho deste ano, as “Carretas da Mulher” já realizaram 14,3 mil mamografias, 21,7 mil ultrassonografias, e 12,8 mil coletas de preventivo do câncer do colo do útero, totalizando 48,9 mil exames.