Publicidade
Manaus
Manaus

Carta com demandas do Amazonas será elaborada na 4ª edição do Fórum das Águas

O evento registra o Dia Mundial da Água no Amazonas, comemorado no último dia 22 de março. A programação deste ano inclui debates e palestras sobre “Águas Superficiais: estado de conservação, risco e vulnerabilidades”, entre outros temas 09/04/2012 às 17:18
Show 1
Plenário Ruy Araújo, na Aleam
acritica.com Manaus

A quarta edição do Fórum das Águas de Manaus, realizado a partir de uma parceria entre a deputada estadual Conceição Sampaio (PP), a deputada federal Rebecca Garcia (PP) e deputado estadual Marcelo Ramos (PSB), reúne, nesta segunda-feira (09/04), especialistas e autoridades no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

O evento iniciou às segue até 19h, com o objetivo de debater “Sustentabilidade e qualidade dos recursos hídricos de Manaus”, principalmente no que se refere aos mananciais subterrâneos e superficiais. Dele, saíra uma carta que será levada ao congresso com as principais demandas do estado acerca de tema.

O evento registra o Dia Mundial da Água no Amazonas, comemorado no último dia 22 de março. A programação deste ano inclui debates e palestras sobre “Águas Superficiais: estado de conservação, risco e vulnerabilidades”, tema apresentado pelo pesquisador e superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM/AM), Marco Oliveira; “Padrões e qualidade da água na Amazônia”, pelo professor e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Energia e Meio-Ambiente (NIEMA/UFAM), João Tito Borges; “Qualidade da água na Amazônia”, pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Sérgio Bringel; “Uso sustentável dos recursos hídricos amazônicos”, pelos pesquisadores da Uninilton Lins, Mônica Nozawa e Sérgio Nozawa; e sobre “Saneamento básico e sustentabilidade dos recursos hídricos”, apresentada pelo Analista de Infraestrutura do Ministério das Cidades, Felipe Augusto de Jesus Ribeiro.

A mesa redonda contará com a participação do especialista em Recursos Hídricos e assessor do Diretor Presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, Marco José Melo Neves.

Felipe Ribeiro, do Ministério das Cidades, fará um breve histórico dos marcos legais mais importantes no desenvolvimento do saneamento básico no País. Abordará também o papel da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental na melhoria e ampliação do saneamento básico, em especial nos Estados abrangidos pela Bacia Amazônica, com apresentação das principais atividades, números referentes a investimentos ligados à SNSA na região. Ribeiro apontará os principais desafios a enfrentar para acelerar o desenvolvimento do setor.

Sobre o tema "Águas superficiais: estado de conservação, riscos e vulnerabilidade", Marco Oliveira do CRPM/AM, por ser um tema muito amplo, fará uma abordagem sob a ótica das condições naturais em que se encontram as águas, seus usos, principalmente o consumo humano e descarte dos efluentes. E também, sobre os instrumentos de gestão como o enquadramento dos corpos d'água, outorga e comitê de bacias.

Experiências apresentadas

O Fórum das Águas de Manaus tem como objetivo principal apresentar experiências e discutir propostas sobre o manejo e gerenciamento dos recursos hídricos e melhoria das condições de saneamento básico no Estado do Amazonas, realizado desde 2009, sempre próximo ao Dia Mundial da Água. A realização do fórum foi proposta originalmente pela deputada federal Rebecca Garcia, juntamente com a deputada estadual Conceição Sampaio e com o então vereador Marcelo Ramos.

Nesses quatro anos de realização, o Fórum das Águas tem recebido a contribuição e participação de gestores públicos, de organizações da Sociedade Civil, de instituições de Ensino e Pesquisa, da Imprensa e de cidadãos interessados na questão ambiental e na melhoria da qualidade de vida das populações.

Em sua primeira Edição, em 31 de março de 2009, o foco do Fórum foi a preservação dos recursos hídricos, com o tema "Água: sabendo usar não vai faltar", realizado no Auditório Belarmino Lins da ALEAM.

Em 2010, no dia 23 de março, também no Auditório da ALEAM, a II Edição do Fórum das Águas de Manaus teve como tema "Saneamento em foco". E no ano passado, o III Fórum das Águas teve como "Mobilização Social em Foco", realizado pela primeira vez fora da sede do Poder Legislativo do Amazonas, no Auditório do IFAM - Antigo CEFET/AM - no Centro de Manaus.