Publicidade
Manaus
Manaus

Casos de homicídios reduziram 20% primeiro trimestre do ano em Manaus, diz SSP/AM

Os dados apontam que, de janeiro a março deste ano, foram registrados 226 casos contra 271 no trimestre anterior (outubro, novembro e dezembro) 01/05/2012 às 16:25
Show 1
De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, os órgãos do sistema de segurança estão se empenhando para reduzir a violência, principalmente os assassinatos
acritica.com Manaus

No primeiro trimestre deste ano, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM) registrou uma redução de 20% no número de homicídios registrados na cidade de Manaus. Os dados apontam que, de janeiro a março deste ano, foram registrados 226 casos contra 271 no trimestre anterior (outubro, novembro e dezembro). A maior redução ocorreu na zona Norte de Manaus, onde desde o dia 16 de fevereiro foi implantado o programa 'Ronda no Bairro'.

De acordo com dados do setor de estatística da SSP, no mês de março foram registrados 68 homicídios, 12% menor do que foi registrado no mesmo período de 2011, quando ocorreram 77 assassinatos. A maioria das vítimas era do sexo masculino, foi morta com arma de fogo, no período da noite.

Neste feriado prolongado, a SSP registrou nove casos de homicídios, desde a noite de sexta-feira (27) até a madrugada de segunda-feira. Nesta madrugada não foram registrados homicídios em Manaus, estando a capital há mais de 24 horas sem homicídio.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, os órgãos do sistema de segurança estão se empenhando para reduzir a violência, principalmente os assassinatos. “Não podemos aceitar que pessoas continuem morrendo vítimas da violência. Apesar de termos tido uma pequena redução, temos muito trabalho ainda para fazer e precisamos de apoio de todos envolvidos no sistema de segurança e da população”, disse.

Vital ressalta que a implantação do programa Ronda no Bairro na zona Norte e o reforço na estrutura das polícias estão contribuindo para redução dos índices de criminalidade em geral, principalmente, homicídios.  

De acordo com o secretário-executivo adjunto do Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares,  o contato dos policiais com a população tem demonstrado maior satisfação com a segurança.

Ele ressalta que em março foram registrados 8 homicídios na zona Norte, contra 19 registrados no mesmo mês do ano passado, o que representa uma redução de 58%.