Publicidade
Manaus
Manaus

Cerca de 200 motoristas do transporte executivo participam de manifestação em Manaus

De acordo com o diretor administrativo da Federação das Cooperativas de Transporte do Estado do Amazonas esse movimento é ‘encabeçado’ pelos usuários do transporte executivo que querem que os microônibus possam trafegar no Centro de Manaus, chegando pelo menos até a Avenida Sete de Setembro 29/05/2012 às 16:34
Show 1
Presidente comunitário, Vileno Carneiro, discurssa em frente da prefeitura de Manaus
acritica.com Manaus

Aproximadamente 200 ônibus do transporte executivo de Manaus se concentraram na manhã desta terça-feira (29) na Zona Norte de Manaus e seguiram em carreata até a Prefeitura de Manaus, na Zona Oeste. De acordo com o diretor administrativo da Federação das Cooperativas de Transporte do Estado do Amazonas (Fecootram), Equias Sobrinho, esse movimento é ‘encabeçado’ pelos usuários do transporte executivo que querem que os microônibus possam trafegar no Centro de Manaus, chegando pelo menos até a Avenida Sete de Setembro.

“Líderes das comunidades das Zonas Leste e Norte de Manaus estão à frente desse movimento. Essa nossa manifestação é prol deles que reivindicam que os ônibus possam ir até o Centro de Manaus”, destacou Equias.

No último dia 24, o itinerário dos ônibus executivos foi desviado na área do Centro Comercial de Manaus, a fim de evitar maiores transtornos por causa das vias alagadas.

Ainda segundo Equias Sobrinho, na última sexta-feira (25) foi entregue na Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), uma proposta de uma rota alternativa pra os ônibus do transporte executivo.

“Nós queremos que o transporte executivo continue fazendo a mesma rota do transporte convencional, não passando pelo terminal da Matriz até porque a gente sabe que não tem como passar, mas que chegue pelo menos até a Sete de Setembro, subindo a Eduardo Ribeiro e entrando pela 24 de Maio, para seguir pela Getúlio Vargas”, ressalta.

Atualmente 260 microônibus estão disponíveis para atender todas as zonas da cidade.

Veja galeria Cerca de 200 motoristas do transporte executivo participam de manifestação em Manaus

A categoria seguiu em comboio em direção a Prefeitura Municipal de Manaus, na Avenida Brasil, Compensa, Zona Oeste de Manaus a procura de uma solução para este “impasse”.

“Nós só vamos sair de lá depois que tudo se resolver e essa alternativa seja atendida para que a situação seja favorável para a categoria e a população”.

Representantes da categoria entregaram a proposta para o chefe de gabinete na Prefeitura de Manaus e a comissão conseguiu se reunir para entrar em um acordo com a PMM.

O diretor de transportes da SMTU, Antônio Norte Filho, disse que a superintendência recebeu a proposta da categoria sobre a rota alternativa pra os ônibus do transporte executivo, mas que esse tipo de ‘atitude’ não pode ser tomada sem que sejam feitos estudos técnicos.

“Eles não estão tendo paciência para que sejam feitos estudos técnicos. A SMTU não está se recusando a fazer nada, porém eles precisam entender que esses estudos são necessários”, pontuou o diretor.

A Polícia Militar foi deslocada para dar apoio e evitar qualquer confusão. Agentes do Manaustrans monitoram o tráfego de veículos na área da Compensa.