Publicidade
Manaus
Manaus

Cerca de 400 jovens participam de seminário sobre empreendedorismo em Manaus

Evento contou com palestras de empresários de sucesso, além de representantes do Sebrae/AM, Banco da Gente, Semtrad e Coletivo Coccoloba 24/06/2012 às 13:35
Show 1
O evento contou com palestras de empresários de sucesso, além de representantes do Sebrae/AM, Banco da Gente, Semtrad e Coletivo Coccoloba
acritica.com Manaus

O 2º Seminário Municipal de Empreendedorismo Juvenil, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, reuniu neste sábado (23/06), cerca de 400 jovens no auditório da sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste.

Em pronunciamento na abertura do evento, o titular da Semje, Ivan Brito, afirmou que o evento é o primeiro de muitos que a secretaria pretende colocar em prática para incentivar a juventude de Manaus. “A ideia é, além de despertar o espírito empreendedor, trazer a esperança e de dias melhores e de sonhos que possam se tornar realidade”, disse.

A primeira palestrante foi da gestora da capacitação empresarial do Sebrae/AM, Ananda Carvalho, que também é membro do Conselho de Jovens Empreendedores da Associação Comercial do Amazonas (ACA). Ela falou para os participantes sobre o empreendedorismo na pequena empresa.

“Cooperativismo e Economia Solidária” foi o tema da segunda palestra, ministrada pelo chefe da Divisão de Economia  Solidária da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad), Luiz Gonzaga de Souza.

Em seguida, o empresário Erick Bandeira, presidente da CDL-Jovem Manaus, compartilhou suas experiências de negócios com os jovens, e Luís Bonates, da empresa Seven Amazon, falou sobre empreendedorismo de eventos.

O universitário Raphael Batista também compartilhou experiências com os participantes sobre o Coletivo Coccoloba. Formado por um grupo de estudantes do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o projeto tem com o objetivo lançar conhecimentos em todas as faces do design no mercado e assim iniciar carreira na participação efetiva da profissão.

Destaques
Os destaques do evento foram o jovem empreendedor Gabriel Benarrós e o experiente empresário Ulisses Tapajós, que encerraram a programação do seminário.

O tema da palestra de Gabriel Benarrós foi inovação e empreendedorismo na era digital. Manauara, ele é formado em Economia Comportamental pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e fundador da Ingresse, uma empresa de compra e venda de ingressos online. O negócio é uma start up fundada há seis meses com o apoio de investidores e formada por uma equipe de jovens profissionais.

O empresário Ulisses Tapajós, ex-diretor-presidente da Masa da Amazônia e atual diretor-executivo da Ação Investimentos falou sobregestão empresarial moderna. Ulisses Tapajós é um amazonense, reconhecido como um grande empreendedor, que atua com liderança e dinamismo e tendo como característica a capacidade de motivar pessoas. É um dos mais criativos, motivados e inusitados líderes de empresa no País.

Além do seminário, houve ainda uma exposição de produtos e serviços que contou com stands do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Coletivo Coccoloba, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad) e Banco da Gente.