Publicidade
Manaus
Manaus

Cerca de 400 mil pessoas devem visitar os cemitérios neste Dia de Finados em Manaus

A aposentada Maria de Jesus Pereira Maciel, 63, fala da importância de manter a tradição da família, de todos os anos cuidar e visitar os túmulos dos seus familiares falecidos 02/11/2012 às 14:58
Show 1
Familiares levam homenagens aos familiares mortos
Bruna Souza e Thiago Gonçalves Manaus (AM)

A movimentação nos cemitérios de Manaus em função dos Dias dos Finados começou nas primeiras horas do dia desta sexta-feira (2). Além de visitarem os túmulos de parentes falecidos, os familiares participam da programação de celebrações e cultos. A estimativa da Prefeitura de Manaus é que cerca de 400 mil pessoas visitem os seis cemitérios urbanos da cidade.

A aposentada Maria de Jesus Pereira Maciel, 63, fala da importância de manter a tradição da família, de todos os anos cuidar e visitar os túmulos dos seus familiares.

“Todo o ano a gente prepara o jazigo, fazendo a limpeza e pintura para fazer a vinda dos nossos familiares no dia dos finados”, diz a aposentada.

Ornamentação


No cemitério São João Bastista, o mais tradicional da cidade, o movimento de vendedores era grande na tarde desta quinta-feira (1º/11). (Foto: Luiz Vasconcelos)

Comerciantes de flores e velas trabalham há dias nos locais e aproveitam para ganhar uma renda extra, como é o caso da vendedora ambulante Rute Dias, 49, que trabalha 40 anos no cemitério São João Batista, localizado na Praça Chile, bairro Adrianópolis.

“O cemitério faz parte da minha história. Trabalho aqui desde criança. Comecei aos 9 anos, acompanhando meus pais. Tenho orgulho de trabalhar aqui de onde tiro boa parte da renda da família”, conta.

Visitação
A estimativa da Prefeitura de Manaus é que cerca de 400 mil pessoas visitem os seis cemitérios urbanos de Manaus. A programação do dia prevê a realização de 20 missas em homenagem aos mortos. As missas e horários são organizadas pelas paróquias próximas aos cemitérios, que enviam a programação à Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

Neste Dia de Finados, as atividades dos cemitérios começaram às 6h e se encerrarão às 20h.

Transporte
Os visitantes do maior cemitério de Manaus, o Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, Zona Oeste, terão quatro microônibus à disposição para circular dentro da unidade que é muito grande e não pode ser percorrido a pé, sob sol quente.

Veja galeria de imagens