Publicidade
Manaus
Manaus

Chegada de novos ônibus em Manaus ainda não surtiu efeito, dizem usuários

Mesmo com a chegada de ônibus novos, os usuários do transporte público ainda sentem a falta de estrutura do serviço, na capital amazonense 19/03/2012 às 19:35
Show 1
Usuários aguardam ônibus no terminal central de Manaus. Outra opção são os executivos com tarifa de R$ 4,20
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

A entrega de mais 366 veículos para o sistema de transporte coletivo de Manaus é uma boa notícia aos usuários da capital amazonense. Porém, mesmo com a chegada da nova frota, a população ainda reclama da demora e lotação dos ônibus.

O aposentado Aluizio Ferreira, de 63 anos, precisa recorrer todas as manhãs ao serviço de transporte público para ir fazer tratamento de saúde. Ele ressalta que a demora e a lotação dos ônibus são as principais dificuldades enfrentadas. “É todo tempo lotado. Eles dizem que chegaram ônibus novo, mas continua a mesma coisa. O transporte é péssimo”, relatou.

No último domingo (18), os ônibus novos foram apresentados pela Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU), por volta das 10h, na avenida Governado José Lindoso, popularmente conhecida como avenida das Torres, Zona Norte de Manaus.

A costureira Edneuza de Souza, de 45 anos, espera que com a chegada dos ônibus novos diminua a espera nas filas dos terminais e pontos da cidade. “Na maioria das vezes eu fico esperando o ônibus passar por até 01 hora ou mais. A gente espera que melhore agora”, frisou.

Os mais prejudicados com a demora e lotação dos ônibus são os usuários moradores das zonas mais distantes do Centro da cidade.


Excesso de passageiros causa lotação devido redução de ônibus (acritica.com 19/03/2012)

Rotina
A técnica em enfermagem, Alessandra Silva, de 34 anos precisa se deslocar do bairro onde mora, na Zona Norte, até o posto de saúde no qual trabalha, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul. Para o trajeto ela utiliza dois ônibus de linhas diferentes. “Eu pego o 439 que custa mais de 01 hora pra passar, bairro Cidade Nova – Centro, e pego outro para me deslocar ao posto. É uma dificuldade diária”, lamenta.

Frota
Com os veículos novos entregues, Manaus passa a contar com 1.728 ônibus, dos quais 1.513 são convencionais, 178 articulados, 12 microônibus e 25 para o transporte de deficientes. Conforme informações da SMTU, mais ônibus estão previstos para chegar e ultrapassar a marca dos 900 ônibus novos nas ruas.