Publicidade
Manaus
Manaus

Cheia dos rios no interior do Amazonas já afeta 11 mil famílias

No município de Boca do Acre, mais de 5,1 mil famílias ja foram afetadas pela cheia deste ano, segundo o Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec) 01/03/2012 às 21:32
Show 1
Visitas das equipes da FVS às comunidades afetadas pela cheia iniciam na próxima semana
acritica.com Manaus

O número de famílias afetadas pela cheia dos rios no Amazonas já ultrapassa 11 mil, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec). De acordo com a assessoria do órgao, a situação no Juruá está “sob controle”, mas sete municípios da calha do juruá, no interior do Amazonas, seguem em Situação de Emergência:  Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Carauari e Juruá.

Boca do Acre
Só no município de Boca do Acre foram mais de 5,1 mil famílias foram afetadas pela cheia deste ano, de acordo com o Subcomadec.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil – CPRM, o rio Purus, em Rio Branco/AC já registra a segunda maior cheia da serie historica. No último dia 26 de fevereiro, o nível d’água atingiu 17,63 cm.  Após essa data, o nível começou a baixar, embora este fato não seja necessariamente o fim da cheia, como destaca o CPRM. Em Boca do Acre, o nível d’água está 30 cm acima da cota de emergência.

Chuvas
De acordo com o INmet, um terço dos municípios do Amazonas registraram chuvas acima da média no mês de fevereiro. A chefe do 1º distrito do INmet, Lucia Goularte, informou que parte dos municípios do estado já tem chuvas acima do normal desde outubro do ano passado, e a previsão é que o índice pluviométrico continue superando a média no mês de março.