Publicidade
Manaus
Cotidiano, Meio Ambiente, Prevenção, Acidente Ambiental, Simulado, Grupo Chibatão

Chibatão realiza simulação de acidente ambiental na Zona Leste de Manaus

Procedimento irá testar as ações realizadas pelas equipes dos setores ambiental e de segurança da empresa, em situações de risco 13/09/2012 às 15:47
Show 1
No primeiro semestre deste ano, a empresa fez um treinamento similiar
acritica.com Manaus

No próximo sábado (15), o Grupo Chibatão realizará a simulação de um vazamento que com grave danos ao meio ambiente, para treinar suas brigadas em situações de emergência como o derramamento de combustíveis e outras substâncias químicas no Rio Negro. O exercício é o segundo promovido pela companhia este ano e o primeiro na região do bairro do Mauazinho, na Zona Leste de Manaus. A operação está prevista para acontecer às 8h.

Na ocasião, 300 quilos de pipoca, serragem e outras substâncias biodegradáveis que têm como características não se misturar com a água, serão atiradas no rio de uma das embarcações para avaliar os efeitos da correnteza e os procedimentos das equipes dos setores ambiental e de segurança em situações de risco.

De acordo com o engenheiro ambiental do Chibatão, Marcos Aurélio Melo, coordenador da ação, trinta profissionais da empresa, duas lanchas e uma balsa serão convocados.

“Tendo como referência as atividades e treinamentos anteriormente desenvolvidos com os especialistas do grupo, nosso tempo de resposta fica entre 10 a 15 minutos, o suficiente para controlar, recolher e evitar que estes produtos afetem a qualidade da água e também o bem estar dos seres em uma área semelhante a dois campos de futebol”, explicou.

Depois do “vazamento”, as equipes nos barcos menores irão lançar no rio cerca de 400 metros de barreiras de contenção que além de delimitar a área, serviriam em um caso real, para absolver o combustível ou substância química e tóxica.