Publicidade
Manaus
Manaus

Chineses mostram interesse em projetos da Prefeitura de Manaus

Comitiva de 24 chineses conheceu programas e ações da Prefeitura, em visita à sede da FESPM, mostrou interesse nos projetos na área de capacitação dos servidores 06/11/2012 às 13:49
Show 1
Comitiva de 24 chineses mostrou interesse nos projetos na área de capacitação dos servidores
acritica.com Manaus (AM)

Uma comitiva de chineses visitou a sede da Fundação Escola de Serviço Público Municipal (FESPM), para conhecer as práticas de excelência adotadas pela Prefeitura de Manaus, voltadas para a capacitação de servidores. O grupo demonstrou interesse por projetos implantados em Manaus, que podem servir de inspiração para novas iniciativas do governo Chinês. 

A comitiva de 24 pessoas fez uma parada na capital amazonense, depois de passar por Sorocaba (SP) e Brasília (DF), onde também conheceram a atuação de instituições públicas municipais, na área de recursos humanos e qualificação. A visita ocorreu esta semana.

Os visitantes são representantes de governos de cidades da China, entre vice-prefeitos e diretores. Na visita à FESPM, os chineses foram recepcionados pela diretora-presidente do órgão, Angela Bulbol de Lima, que apresentou algumas das práticas adotadas para o desenvolvimento profissional do funcionalismo público municipal.

“Ao final destes quatro anos de administração, teremos 30 mil servidores capacitados. O resultado mais importante, entretanto, é que o servidor incluiu na sua agenda profissional a busca permanente pela qualificação”, frisou a diretora, durante a apresentação, que foi traduzida ao público, simultaneamente, em mandarim, o idioma oficial da China.

Interesse

A diretora geral adjunta do Centro de Treinamento da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento da China, Liu Wanna, disse que o modelo de capacitação adotado pela Prefeitura de Manaus, poderá servir de inspiração para a execução de novos projetos da China.

Entre as ações de destaque, Liu Wanna demonstrou interesse pelo Selo FESPM Publicações, que permitiu o lançamento de duas obras: a Coleção Cidadania – Lei Orgânica de Manaus, que será lançada oficialmente nesta terça-feira (6) e que ela recebeu em primeira mão, e o Manual de Conduta no Serviço Público Municipal, lançado no ano passado.

Outro projeto que despertou o interesse da diretora chinesa foi a implantação da Universidade Corporativa Municipal, onde estão sendo oferecidos os cursos de graduação, pós-graduação e Mestrado, todos com foco na administração pública.

Programação

A comitiva está fazendo visitas, desde o fim de outubro, a instituições públicas brasileiras, com o propósito de trocar experiências na área de gestão de recursos humanos, administração pública e qualificação de servidores. A ação cumpre, também, a proposta de aumentar as relações de cooperação entre os povos do Brasil e da China.

O grupo é composto por diretores das comissões de reforma e desenvolvimento de províncias chinesas, principalmente da área central (Shanxi, Henan, Anhui, Hubei, Hunan e Jiangxi), que ainda passa pelo processo de reforma econômica e cumpre papel importante no processo de desenvolvimento das empresas estatais do país.