Publicidade
Manaus
REGISTROS

Chuva provoca desabamento parcial de casa e deslizamentos em Manaus, diz Defesa Civil

Parte da casa de alvenaria localizada na rua São Marcos, no bairro Novo Israel, na Zona Norte, vai precisar ser demolida 12/12/2017 às 16:25 - Atualizado em 12/12/2017 às 16:28
Show casa 123
Raimunda Bezerra Alves , 60, mostra o prejuízo causado pela chuva. Foto: Danilo Alves
acritica.com Manaus (AM)

A Defesa Civil do município registrou cinco ocorrências durante a chuva que atingiu Manaus, no fim da manhã desta terça-feira (12). Entre os casos atendidos pela central de emergência 199, houve desabamento parcial de uma casa de alvenaria, na rua São Marcos, bairro Novo Israel, na Zona Norte da capital.

Quem mora no local é a doméstica Raimunda Bezerra Alves , 60, que só percebeu que a área de serviço havia tombado, após ser chamada por vizinhos. Ela explicou que a parte que desabou parcialmente faz parte da área de serviço do imóvel. Ela estava deitada quando a estrutura cedeu.

“Os vizinhos me chamaram e eu vi o que aconteceu. Fiquei desesperada. Depois do susto, fui começar a ver os prejuízos. Alguns moradores arriscaram a própria vida e me ajudaram a retirar meus móveis do local. Máquina de lavar e outros objetos foram salvos”, explicou.

Segundo a assessoria de comunicação da Defesa Civil, os técnicos foram até o local e constataram a necessidade de demolir a estrutura. A demanda, conforme a Defesa Civil, foi repassada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para realizar o serviço. Já Raimunda disse que precisa de ajuda para reconstruir o local.

“A estrutura que se prejudicou precisa sair, eu entendo, só que eu não posso ficar sem esse espaço. Minha casa já é pequena e não tenho condições de arcar com esse prejuízo”, considerou.

Além do caso corrido no bairro Novo Israel, a central também registrou  três ocorrências de deslizamento de barranco, entre eles no loteamento Lago Azul e nas comunidades na Cidade de Deus e  Nova Vitória, na Zona Leste de Manaus. Além disso, o órgão registrou rachaduras em parede de residência, no bairro Jorge Teixeira, também na Zona Leste.