Publicidade
Manaus
PROJETO

Cigás inicia interligação de estabelecimentos do Vieiralves à rede de gás natural

A etapa do projeto consiste na implantação de pequenos ramais e conversão de equipamentos para o consumo de estabelecimentos comerciais e residenciais 12/05/2017 às 17:42
Show cig s088
(Foto: Divulgação)
acritica.com Manaus

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) inicia a partir deste sábado (13) a interligação da rede de gás natural canalizada a condomínios, hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos no Conjunto Vieiralves, Zona Centro-Sul de Manaus. A etapa do projeto consiste na implantação de pequenos ramais e conversão de equipamentos para o consumo de estabelecimentos comerciais e residenciais. Vinte e seis já optaram pelo gás natural.

Em 2016, a Cigás executou a construção de aproximadamente quatro quilômetros de dutos nas regiões do Vieiralves e trecho da Avenida Djalma Batista, com obras em horários de menor movimentação comercial. Esta nova etapa consiste na ligação da rede canalizada para o interior dos estabelecimentos. “Minimizamos impactos na rotina de moradores e comerciantes do Vieiralves na fase de obras com um método não-destrutivo. As interligações serão ainda mais discretas na região como um todo”, reforça o gerente técnico e comercial da Cigás, João Salomão.

Com previsão de fornecimento a partir de junho, o gás natural canalizado deve valorizar ainda mais esta região de Manaus. É o que estima o diretor técnico e comercial da Cigás, Clovis Correia Junior. “A opção do combustível via rede de distribuição leva economia, praticidade e até mesmo segurança aos estabelecimentos, haja vista que haverá uma redução de combustíveis estocados e de fluxo de veículos pesados, que transportam esses outros combustíveis”, frisou Clovis. “Lembrando que o gás natural, em remotos casos de vazamento, se dissipa rapidamente”, destacou.

Até a primeira semana de maio, condomínios residenciais, hotéis, lavanderias e restaurantes somaram 26 estabelecimentos confirmados para receber o combustível. Estes terão suporte da Cigás para a adaptação dos equipamentos como fogões, fornos, aquecedores, dentre outros. Somente no segmento residencial, serão mais de 700 apartamentos atendidos, com expectativa de aumento a partir de novos negócios.

Gás Natural no Amazonas
Às vésperas do início do fornecimento às primeiras residências, a rede de distribuição de gás natural, hoje com 93 quilômetros de extensão, foi estabelecida a partir de 2009 da Zona Sul à Norte de Manaus, em percurso da Usina Termelétrica de Aparecida até ramais nas rodovias BR-174 e AM-010, primeiramente em atendimentos às termoelétricas e postos de combustível. Em seguida, os dutos foram implantados no Distrito Industrial, onde atualmente 34 indústrias são abastecidas. No interior, ao longo do trajeto do gasoduto Urucu-Manaus, quatro térmicas também operam à gás natural.

 

 

Publicidade
Publicidade