Publicidade
Manaus
Manaus

Coleta de lixo vai obedecer rota normal no feriadão

Nos feriados desta quinta-feira ,15, e do dia 20,  a coleta de lixo domiciliar será realizada normalmente. O disque-limpeza (0800 092 6356) vai funcionar normalmente para orientar, receber denúncias e reclamações e solicitações de serviço 14/11/2012 às 19:01
Show 1
Secretaria orienta para os cuidados que se deve ter com o excesso de lixo que costuma acumular no feriados mais longos
acrítica.com ---

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) informa a população que não haverá alterações na coleta de lixo domiciliar neste feriado prolongado de Proclamação da República (15) e Dia da Consciência Negra (20), com dois dias úteis imprensados.

O órgão alerta, porém, para o fato de que em feriados e fins de semana a geração de lixo em cada residência aumenta em cerca de 20%, o que significa 600 toneladas a mais de lixo em toda a cidade.

Em razão desse excesso, a Semulsp orienta que os moradores reduzam a geração de resíduos, fazendo a separação do lixo seco (papel e papelão não engordurados, garrafas PET, garrafas de vidro e metais) do lixo molhado (orgânicos, restos de comida, do banheiro, embalagens com açúcar e gordura, etc).

O lixo seco pode ser entregue, depois do feriadão, em qualquer um dos sete Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da cidade . Em caso de não ser possível a redução, que os resíduos sejam acondicionados em sacolas resistentes e armazenados em locais onde animais não alcancem, evitando que elas sejam rasgadas ou seu conteúdo  espalhado pelas ruas, lembrando ainda de obedecer ao horário de passagem do carro coletor.

Vale lembrar que no domingo não há coleta de lixo na cidade. Portanto, os moradores devem estar atentos porque os resíduos só serão recolhidos na segunda-feira.

Os trabalhos de capinação e varrição das vias serão suspensos nos dois dias de feriado – 15 e 20 – e obedecerão a regime de plantão, nos demais dias, voltando ao normal na quarta-feira (21).

O disque-limpeza (0800 092 6356) vai funcionar normalmente durante os cinco dias de feriado, durante 24 horas, para recebimento de denúncias, reclamações e solicitações de serviços.

 Corte de árvores

 A Semulsp informa também que estão ocorrendo problemas em relação ao recolhimento das árvores que caíram ou quebraram parcialmente, durante as tempestades das últimas semanas – desde o dia 31 de outubro. O Departamento de Limpeza (Delimp) tem registrado muitos pedidos e está efetuando a coleta desde a última quinta-feira (8), porém depois do recolhimento os moradores estão limpando seus quintais e jogando novamente o lixo nas ruas, alegando que não foi limpo. O descarte irregular de lixo nas ruas é crime ambiental, previsto no Código Ambiental de Manaus.

Vale lembrar que há também moradores que estão cortando as árvores sem solicitar autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas). Isso é também configura crime ambiental, porém, em função da situação emergencial, os fiscais de postura da Semmas e da Semulsp não estão notificando infratores. As secretarias alertam, no entanto, que os abusos podem ser notificados.

A Semulsp tem controle de todos os locais onde a coleta foi realizada.

Cemitérios
O Departamento de Cemitérios (Decem) da Semulsp vai trabalhar em regime de plantão, durante todo o feriadão, ou seja, o atendimento será normal para os sepultamentos, mas não haverá atendimento ao público externo no que diz respeito a documentações e recadastramentos.


*Com informações da assessoria de comunicação