Publicidade
Manaus
Manaus

Combate às invasões será intensificado neste ano eleitoral, afirma Semmas

Secretaria diz que as invasões são responsáveis por todo o passivo ambiental existente, hoje, na cidade 16/02/2012 às 19:59
Show 1
Apesar de não contar com nenhuma infraestrutura, ruas são abertas, batizadas e lotes delimitados
acritica.com Manaus (AM)

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, fez um alerta à população, na tarde desta quinta-feira (16), para que não permita o avanço da prática da invasão, principalmente neste ano eleitoral.

O secretário lembrou que as invasões são responsáveis por todo o passivo ambiental existente hoje na cidade, desde a degradação da maior parte dos 1.017 igarapés da cidade como os problemas viários de difícil solução.

Ele afirmou que 116 invasões foram combatidas durante a gestão atual, sem que nenhum bairro novo tivesse surgido a partir dessa prática criminosa. Segundo ele, dessas 116 invasões surgiriam pelo menos 30 novos bairros, com uma série de demandas sociais e danos ambientais graves.

O secretário pediu a colaboração da população em denunciar novos casos de ocupação em áreas verdes e de preservação na cidade, através do Disque Denúncia da Semmas 08000-92-2000, e ressaltou que a fiscalização trabalha atualmente em conjunto com o Departamento de Inteligência do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), na identificação das lideranças dessas ocupações.

De acordo com a Semmas, desde 2009 pra cá, foram expedidos mais de 80 mandados de prisão de pessoas envolvidas com a prática. Marcelo Dutra destacou a importância da parceria com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar e a Delegacia Especializada em Meio Ambiente Civil, que também atuam no combate a esse crime ambiental.

Dutra alertou que este ano o trabalho de fiscalização será intensificado em virtude da manipulação de grupos sociais com fins eleitorais. "A população deve estar atenta para evitar propostas fáceis de falsos líderes", alertou o secretário.