Publicidade
Manaus
Inscrições décimo exame da OAB

Começam na sexta-feira(22) inscrições para Exame de Ordem da OAB

Décimo Exame de Ordem Unificado da OAB terá prova aplicada simultaneamente em todo o  Brasil 20/03/2013 às 16:49
Show 1
Inscrições para 10º Exame de Ordem iniciam no dia 22 de março
acritica.com * Manaus

As inscrições para o 10º Exame de Ordem Unificado da OAB terão início nesta sexta-feira(22). O edital será publicado no mesmo dia no site http://oab.fgv.br/.  Nele, os bacharéis em Direito vão poder obter outras informações sobre a prova , que será aplicada simultaneamente em todo o país. As inscrições seguirão até o dia 9 de abril.

De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), Alberto Simonetti Neto, o bacharel de Direito deverá preencher o formulário com seus dados pessoais e enviá-lo à FGV, instituição responsável pela aplicação do Exame. Submetido o formulário à instituição, o examinado deverá imprimir o boleto bancário para o pagamento da inscrição.

O  Exame é aplicado nacionalmente pela OAB, como requisito obrigatório para que o bacharel em Direito possa ingressar nos quadros da Advocacia, conforme prevê o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/94. É composto por duas etapas – prova objetiva e o teste prático-profissional. A primeira fase (prova objetiva) do Exame está prevista para o dia 28 de abril e a segunda (prova prático-profissional), para a qual só se submeterão aqueles que foram aprovados na primeira, está prevista para o dia 16 de junho.

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres.

Serão três edições do exame neste ano: uma que terá início na próxima sexta-feira e duas outras nos meses de julho e novembro deste ano. No último Exame de Ordem realizado pela OAB, do total de 118.217 examinandos inscritos para a primeira fase em todo o Brasil, 114.763 estiveram presentes e, destes, 19.134 conseguiram êxito na prova, o que representou um percentual de aprovação de 16,67% entre os presentes.

Confira as datas: 

Publicação do Edital de Abertura  -  22/03/2013

Período de Inscrição -  22/03/2013 a 09/04/2013

Prova Objetiva - 1.ª fase -  28/04/2013

Prova prático-profissional - 2.ª fase  - 16/06/2013

* Com informações da assessoria de imprensa