Publicidade
Manaus
Manaus

Comércio cresceu 5,9% em julho no Amazonas

Embora tenha tido uma pequena queda, a receita nominal foi de 9% em relação a Julho/11 13/09/2012 às 19:26
Show 1
Segundo semestre é sempre um período de boas oportunidades para quem deseja um emprego temporário
acritica.com Manaus

O Volume de Vendas do comércio amazonense no mês de Julho foi de 5,9% em relação a igual mês do ano anterior. Embora não tenha acompanhado os meses anteriores (9,6% em Maio e 7,8% em Junho), foi um resultado bom em se comparando com a maioria dos Estados e a média Brasil que foi de 7,1%.

Com isso, o acumulado de crescimento em 2012, alcançou 7,0%, bem acima da inflação, e com um acumulado nos últimos doze meses de 4,9%.O contingenciamento no consumo que está ocorrendo por diversos fatores. Não permitiu que Julho, embora o mês das férias. Tivesse um deslanche maior nas vendas.

Pelo contrário, houve uma pequena variação para baixo em relação aos meses anteriores. Nesse momento, o consumidor está mais precavido ou com sua capacidade de compra mais restrita. Assim ele opta por consumir apenas o essencial na alimentação e nos serviços. Deixando de lado a compras de bens duráveis e de supérfluos.

Embora tenha tido uma pequena queda, a receita nominal foi de 9% em relação a Julho/11. Indicando que o faturamento teve um melhor desempenho de crescimento que as vendas. Assim, o acumulado da receita alcançou 9,9% em 2012 e 8,5% nos últimos doze meses. 

Em suma, dado às circunstancias. O comércio local ainda tem apresentado números positivos, embora em alguns casos abaixo da maioria do outros Estados brasileiros. É certo que o comércio sempre refletirá as circunstâncias de momento. Assim, a pisada de freio da indústria, certamente deixou o consumidor mais ressabiado. Principalmente aquele que tem sua renda vinculada as atividades da indústria local.