Publicidade
Manaus
Manaus

Comissão de Meio Ambiente da Câmara apresentará sugestões ao Manauara Shopping

Membros da comissão fizeram uma inspeção no empreendimento após reclamações de clientes contra o odor exalado das garagens, banheiros e parte externa do shopping. 27/02/2013 às 11:30
Show 1
Membros da comissão visitaram o empreendimento
acritica.com* Manaus (AM)

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Everaldo Farias (PV), informou que o departamento irá  apresentar uma relação de sugestões ao Manauara Shopping para o sistema de tratamento de esgoto do empreendimento, entre elas melhorias no sistema da troca de ar da parte inferior do shopping. As propostas serão encaminhadas após reunião a ser realizada amanhã com os membros e técnicos da comissão.

Durante a manhã desta terça-feira (26), Everaldo e outros membros da comissão, os vereadores Dr. Gomes (PSD) e Felipe Souza (PTN), fizeram uma inspeção no empreendimento após reclamações de clientes contra o odor exalado das garagens, banheiros e parte externa do shopping.

Os três parlamentares foram recebidos pelo superintendente do Manauara, Marcelo Zaffalon, que apresentou documentos que comprovavam a legalização do empreendimento, como licenças ambientais e de funcionamento, além  das certificações ISO 14001 (de Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (de Saúde e Segurança).

Após a análise da documentação, o vereador Everaldo Farias afirmou o problema pode estar no sistema de troca de ar da garagem do shopping, onde funciona a Estação de Tratamento de Efluentes. “Como o local é muito fechado, acredito que aumentar as saídas de ar poderá ajudar a resolver o problema do odor já que não foram constatados ilegalidades nos documentos e na estrutura do local”, disse.

Na ocasião, a administração do shopping informou que já fez as adequações para o sistema de troca de ar solicitadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas). Para o parlamentar, o serviço pode ser aperfeiçoado. “Reconhecemos que já melhorou bastante o problema do odor, mas pode ser totalmente solucionado”, completou.

Além do shopping Manauara, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Manaus irá visitar outros empreendimentos particulares e públicos para fiscalizar as adequações das normas ambientais. “Nossas visitas atenderão denúncias de usuários, mas também funcionarão de forma preventiva”, concluiu o vereador Everaldo.

A assessoria de imprensa do Manauara Shopping encaminhou email sobre sobre a inspeção informando que estabelecimento  que apresentou aos vereadores todas as licenças ambientais e de funcionamento, bem como as certificações ISO 14001 (de Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (de Saúde e Segurança).

Além de ter visitado com a Comissão a Estação de Tratamento de Efluentes do shopping, comprovando que todos os efluentes que são despejados pelo centro de compras no sistema de central de esgoto da cidade passa por tratamento e estão dentro dos padrões exigidos pela legislação em vigor.

O Manauara Shopping é o único na região Norte a possuir a ISO 14001, compromisso da Sonae Sierra Brasil com a preservação do meio ambiente. E reconhece que a atuação dos órgãos públicos na orientação e fiscalização para o cumprimento das leis ambientais é de fundamental importância.