Publicidade
Manaus
Manaus

Confira o funcionamento dos principais serviços no feriado de Finados

Governo, prefeitura e comércio funcionam apenas em regime de plantão. Bancos fecham no feriado 01/11/2012 às 07:37
Show 1
As agências bancárias e os Correios não funcionarão. Quem precisar de serviços bancários poderão usar a rede de caixas eletrônicos.
NÁFERSON CRUZ Manaus

O Dia dos Finados, nesta sexta-feira (2) vai alterar o funcionamento dos serviços públicos em Manaus.  A maioria das repartições não terá expediente. Alguns serviços, entretanto, atenderão em caráter emergencial nesse feriadão.

As unidades de atendimento à crianças e adolescente da Prefeitura Municipal funcionarão normalmente. Além disso, os principais serviços na área da saúde estarão disponíveis à população, como prontos-socorros, maternidades, hospitais e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs).

Apenas os postos de saúde estarão fechados. As lojas, praças de alimentação e cinemas dos shoppings da cidade estarão funcionando, porém com horários especiais. O mesmo ocorre  com as lojas do comércio. No Centro o comércio vai funcionar de 9h às 12h. “Apenas 50% das lojas localizadas nas principais vias dos bairros e Centro, com maior fluxo de movimento, vão funcionar no horário estabelecido”, informou  o presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL), Ralph Assayag.

As agências bancárias e os Correios não funcionarão. Quem precisar de serviços bancários poderão usar a rede de caixas eletrônicos. 

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou por meio de sua assessoria que os Distritos Integrados de Policia (DIPs), Delegacias Especializadas, Institutos Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística funcionarão em regime de plantão.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que as unidades de urgência e emergência da rede municipal de saúde - a Maternidade Moura Tapajóz e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU - 192) - manterão plantões normais para atender a população no feriado de finados.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Policlínicas, que fazem o atendimento ambulatorial, não funcionarão. As cinco unidades do Programa Farmácia Gratuita, instaladas nos terminais de ônibus seguem esta mesma programação.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, ressalta que o serviço ‘SOS Vida’ cumprirá, nesta sexta (2), a agenda normal de remoção de pacientes, para realização de  procedimentos previamente marcados, como é o caso de hemodiálise.

Urgências

O secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim, informou que as seis unidade de pronto-socorro, sendo três de adulto (João Lúcio, 28 de Agosto e Plantão Araújo) e três infantis (Joãozinho, da Zona Sul e o anexo ao PAM da Codajás), além de nove SPA´s e seis maternidades, estarão atendendo  a população.

Em plantões

A Fundação de Medicina Tropical, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas e a Fundação Hospital Adriano Jorge, vão atuar em regime de plantão.

Interior

“O plano de contingência é diferente de outros feriados, quando reforçamos a parte de de recursos humanos e medicamentos, em razão de ser um feriado tranquilo onde as pessoas prestam homenagens aos seus entes”, comentou Alecrim. No interior do Estado, 61 hospitais vão funcionar normalmente.

Estimativa é de 300 mil visitantes

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) estima que os seis cemitérios públicos da capital recebam cerca de 300 mil visitantes. A estimativa do Departamento de Cemitérios nos seis cemitérios de Manaus, no ano passado, era a mesma, no entanto a quantidade de visitantes foi muito além do estimado: aproximadamente 450 mil pessoas. As portas dos cemitérios serão abertas  às 6h e serão fechadas  às 20h.

Vinte missas serão celebradas, pelas respectivas paroquias, nos seis cemitérios urbanos de Manaus – São João Batista (Centro), Nossa Senhora Aparecida (Tarumã), São Francisco (Morro da Liberdade), Santa Helena (São Raimundo), Nossa Senhora da Piedade (Estrada Torquato Tapajós) e Santo Alberto (Colônia Antônio Aleixo).

Números e serviços importantes

Serviços da Prefeitura Municipal de Manaus:

SOS Funeral: Plantão 24 horas - 3642-0043

SOS Manaus: Plantão 24 horas - 192

SOS Ribeirinho: Plantão 24 horas - 3615-4146

Central de Resgate Social: Plantão 24 horas - 0800-921407

Serviços de Urgência:

Corpo de Bombeiros: 192/3613-2898

Polícia Militar: 190

Disk-Denúncia: 147

Manaus Energia: 0800-7013001

Manaus Ambiental: 0800-920195

Rodoviária: 3642-5805

O Manaustrans (0800-0921188) usará 1,7 mil agentes na organização o trânsito. Eles estão disponíveis para atender a população.