Publicidade
Manaus
Pesquisa Natal

Consumidor pretende gastar R$ 305 reais em média com presentes de Natal

Pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio em novembro, aponta a intenção de compra para o período natalino  e a confiança do consumidor para os próximos meses 10/12/2012 às 13:06
Show 1
Pesquisa aponta intenções de compras para o Natal
acritica.com Manaus

O consumidor pretende gastar em média, R$ 305 reais com os presentes de Natal em 2012. Brinquedos, vestuário, calçados e eletroeletrônicos figuram como os artigos preferidos na hora da compra. Os dados estão presentes na pesquisa feita pelo Instituto FECOMÉRCIO de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM ) em parceria com o Sebrae-AM em novembro, na qual foram ouvidos 400 consumidores. 

Além de indicar a intenção de compras para o Natal, a pesquisa também levantou informações junto ao público consumidor relacionadas às condições econômicas atuais e expectativas quanto à situação futura da economia local. O consumidor manauara está otimista em relação à economia do Estado: 70,8% acreditam que a economia do Amazonas estará um pouco ou muito melhor nos próximos seis meses.

Quando questionados se pretendiam comprar algo específico para o período natalino, os entrevistados responderam que sim ( 71,0%). A maioria optou por comprar brinquedos ( 20,4%), vestuário(13,4%), computadores/notebooks(4,6%), calçados e celulares(3,5% ) e  TVs(2,5%). Entre os entrevistados, 43,3% ainda não sabem o que comprar.

A pesquisa do IFPEAM apontou ainda que, apesar da expansão de shoppings na cidade de Manaus, 66,8% dos entrevistados continua preferindo fazer suas compras no centro da cidade, levando em consideração principalmente os preços, as variedades de produtos lojas e promoções. Os shoppings figuram como a primeira opção para 16,4% dos consumidores e o comércio do bairro onde moram, 69,0%.