Publicidade
Manaus
Manaus

Consumo moderado de bebida alcoolica influencia na redução da violência

Os dados podem servir de base para que as autoridades adotem ações para controlar a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, a exemplo do que ocorre em outras metrópolis 11/11/2012 às 16:52
Show 1
Consumo moderado de alcool previne doença
Maria Derzi Manaus

Uma pesquisa realizada pela Delegacia Geral da Polícia Civil mostrou que a limitação ao consumo de álcool influencia na redução dos índices de violência em Manaus. O estudo teve como cenário a eleição deste ano e os resultados obtidos com a aplicação da Lei Seca.

Os dados podem servir de base para que as autoridades adotem ações para controlar a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, a exemplo do que ocorre em outras metrópolis.

“Não estamos propondo uma proibição, mas sim o controle do uso do álcool através de ações de fiscalização e de controle dos horários de funcionamento dos estabelecimentos, como acontece em cidades como Nova York, Chicago e agora, no Rio de Janeiro”, disse o delegado-geral adjunto, Mário Aufieiro.

Tendo como base os dados coletados nos finais de semana da eleição municipal, comparados ao final de semana mais violento do ano, 14 e 15 de abril, os técnicos de estatística da DG, indicaram que houve uma redução de 55% no número de ocorrências. “No final de semana mais violento tivemos 722 ocorrências de todas as naturezas: estupros, homicídios, violência doméstica. E nos finais de semana eleitorais o número caiu para 325 no 1º turno e 324 no 2º turno”, disse Mário Aufieiro.

Ele explicou que durante os finais de semana das eleições, mais de 600 policiais iniciaram o processo de conscientização e de fiscalização nos bares, casas de show e estabelecimentos com venda de bebidas alcoólicas.

A íntegra deste conteúdo está disponível na versão impressa e para assinantes.