Publicidade
Manaus
Cotidiano,Praia da Ponta Negra,Corpo de Bombeiros, Implurb, CPRM

CPRM fará análise da orla da praia da Ponta Negra

Vistoria técnica no balneário, onde 12 pessoas já morreram afogadas, comandada por parlamentares acabou se transformando em passeio turístico, uma vez que os trabalhos serão realizados pelo órgão 04/11/2012 às 21:15
Show 1
Abordo da embarcação, parlamentares observam banhistas na orla da praia da Ponta Negra
Florêncio Mesquita e Síntia Maciel Manaus

Dentro de uma semana o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) deverá emitir um relatório técnico, sobre o mapeamento da praia da Ponta Negra, localizada na Zona Oeste de Manaus, previsto para ser realizado pelo órgão na próxima quarta-feira (7).

Neste domingo (4), técnicos do órgão, juntamente com representantes do Corpo de Bombeiros, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), além dos vereadores Waldemir José (PT), Socorro Sampaio (PP), Elias Emanuel (PSB) e os deputados estaduais Conceição Sampaio (PP) e José Ricardo Wendling (PT), estiveram na praia para uma vistoria técnica, em virtude das 12 mortes registradas no lugar ao longo deste ano.

Entretanto, a ida dos parlamentares à praia acabou se transformando apenas em passeio, uma vez que a avaliação geológica da Ponta Negra será feita pelo CPRM.

Método
A avaliação  da praia, de acordo com as explicações da técnica em Geociência do CPRM, Ana Alice Amorim, contará com o uso de um aparelho, uma espécie de sonar, o ADCP (Acustic Doppler Current Profile), que será colocado pelo lado de fora de uma “voadeira”, na qual será percorrida a orla da praia.

“O aparelho emite sinais sonoros que auxiliam na realização do desenho do solo, em forma de gráficos, gerando uma imagem real do terreno, metro a metro”, informa.

A medição resultará em um relatório que será repassado à Comissão de Serviços Públicos, da Câmara Municipal de Manaus (CMM).