Publicidade
Manaus
Cotidiano, FCecon, UFAM, leitura, Projeto Gotas de Leitura

Crianças em tratamento de câncer participam de projeto de leitura, em Manaus

Iniciativa de projeto partiu de acadêmicos do curso de Letras, da Ufam, e pretende instigar os pequenos pacientes de 7 a 12 anos a adotarem o hábito de ler  14/05/2012 às 11:59
Show 1
Acadêmicas de Letras da Ufam apresentarão a importância da leitura aos pequenos pacientes da FCecon
acritica.com Manaus

Acadêmicas do curso de Letras da Universidade Federal do Estado do Amazonas (Ufam) realizarão no período de 14 de maio a 15 de junho, no Setor de Pediatria da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), localizado no 9º andar, atividades inseridas no projeto “Gotas de Leitura”, que tem por objetivo instigar as crianças com idade entre 7 e 12 anos a adotarem o hábito da leitura a partir de títulos de autores nacionais e internacionais.

Segundo a acadêmica Úrsula Santiago, a iniciativa do projeto foi dos próprios estudantes, viabilizado a partir da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest).

O “Gotas de Leitura” teve início no segundo semestre de 2011 e já passou por outras instituições públicas.

“Na FCecon, o projeto terá características diferenciadas, pois os participantes serão pacientes internados na unidade hospitalar, os quais passam por um momento de fragilidade, estando ausentes das suas atividades”, explicou a acadêmica, que está no 7º período do curso.

De acordo com ela, trata-se de uma atividade solidária e, ao mesmo tempo, instrutiva, cujas temáticas são de cunho psicológico, ecológico, entre outras.

“Teremos também temas adicionais, como os ligados à música”, explicou, lembrando que uma das abordagens será voltada à obra de Chiquinha Gonzaga, compositora, pianista e regente brasileira.

Entre os títulos estão obras da artista Anita Malfatti, da poetisa e jornalista Cecília Meireles, além de histórias da Mitologia Grega, entre outros.

Participam do projeto na FCecon as acadêmicas Úrsula Santiago, Arlete Gonçalves (7º período) e Raissa Floriano (3º período), as quais serão orientadas pelo Departamento de Ensino e Pesquisa da instituição.