Publicidade
Manaus
Manaus

Criminalidade diminuiu 28% na Zona Leste de Manaus

E para comemorar os resultados obtidos, a Secretária de Segurança vai premiar policiais do ‘Ronda no Bairro’ pela redução da criminalidade  11/09/2012 às 10:45
Show 1
Criminalidade diminuiu 28% na Zona Leste de Manaus
acritica.com ---

Em comparação ao mesmo período do ano passado, o índice de criminalidade na Zona Leste de Manaus, caiu 28% em agosto, o primeiro mês de atuação do Ronda no Bairro. E em comemoração aos resultados obtidos, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), vai premiar os policiais e unidades das polícias Civil e Militar que mais se destacaram na prática do policiamento comunitário.

Os resultados surpreenderam as expectativas da SSP. No caso dos homicídios, um dos crimes que mais preocupam, a redução foi significativa: 34%. Para o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital de Menezes esse índice é muito satisfatório porque são vidas que estão sendo preservadas. “A nossa meta é continuar reduzindo a criminalidade com a ajuda da população. Até o outubro todo o território de Manaus estará coberto pelo Ronda no Bairro, e aí essa situação vai melhorar mais ainda”, disse.

 O secretário destaca ainda a redução nos crimes de lesão corporal (-3%), latrocínio (100%) roubo (-46%) e furto (-20%). “Praticamente tivemos queda em todas as ocorrências graças à proximidade do policial com o cidadão. E nós queremos continuar conclamando a ajuda da sociedade nessa batalha”, disse Vital.

 Para festejar os bons resultados, que surgem das visitas comunitárias e solidárias e da melhoria do atendimento ao cidadão nos Distritos Integrados de Polícia (DIP) e nas chamadas para os telefones das viaturas do Ronda no Bairro, pelo menos 90 policiais civis e militares serão homenageados e receberão da Secretaria-Adjunta do Ronda no Bairro uma premiação personalizada. Como o sucesso foi alcançado em toda a zona Leste, com quase 500 mil habitantes, serão premiados os policiais de todas as seis companhias e seis delegacias que atuam nos bairros, do oficial ao soldado, do investigador ao delegado.

O secretário-adjunto do Ronda no Bairro, tenente-coronel PM Amadeu Soares, disse que a comunidade da zona Leste deu excelente resposta à proposta de policiamento de proximidade. “A adesão dos moradores desta região é total. Principalmente no Puraquequara e Colônia Antônio Aleixo, que fazem questão de manifestar satisfação com o trabalho que os policiais vêm fazendo. Um bom exemplo está aqui hoje, com a presença maciça da população na premiação aos policiais que se destacaram no mês de agosto”, afirmou.

Para o professor Antônio Lopes, 43 anos, que atua há muitos anos na comunidade do Puraquequara, o bairro voltou a ter paz e tranqüilidade após a chegada do Ronda no Bairro. “Antigamente os bandidos mapeavam e mandavam em tudo. Principalmente os traficantes. Agora, é visível a melhoria da segurança, com a polícia nas ruas as 24 horas. O Puraquequara voltou a ter lei”, disse o comunitário.