Publicidade
Manaus
Manaus

Criminalística e ANP realizam vistorias em postos de combustíveis de Manaus

O objetivo da ação é verificar falhas no processo de atendimento aos clientes, além da qualidade do produto oferecido 12/12/2012 às 12:50
Show 1
Fiscalização em postos de combustíveis localizados na Zona Leste e Centro-Oeste, após denúncias do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE).
Bruna Souza Manaus, Am

O Instituto de Criminalística (I.C) em ação conjunta com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) realizam na manhã desta quarta-feira (12), uma fiscalização em postos de combustíveis localizados na Zona Leste e Centro-Oeste, após denúncias do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE).

O objetivo da ação é verificar falhas no processo de atendimento aos clientes, além da qualidade do produto oferecido. Os peritos criminais do I.C recolhem amostras do combustível e realizam ainda no local, um exame para verificar qual a densidade do produto, os hidrocarbonetos e suas concentrações e o percentual do teor de álcool.

O primeiro posto vistoriado está localizado na avenida Rodrigo Otávio, no Distrito Industrial II e pertence à Rede Norte de Postos e Serviços. O posto Colônia de bandeira Equador foi autuado por não ter o balde aferidor de combustível no local. O recipiente é utilizado para que o cliente confira, quando tiver dúvidas sobre a quantidade de combustível que está adquirindo é a mesma sinalizada na bomba.

O segundo posto fica localizado na rua Itu, no bairro da Redenção. Os dois estabelecimentos estão entre os que possuem mais registros de reclamações na Delegacia Especializada de Proteção ao Consumidor (DECON).

No local serão avaliados documentos, certificados de análise dos combustíveis, vazão nas bombas para vermos se o volume que chega ao tanque do cliente corresponde ao mostrado no indicador. Serão coletadas ainda amostras que serão encaminhadas ao Laboratório de Combustíveis da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), para que sejam feitos outros exames que possam indicar outros tipos de adulteração, como por exemplo a adição de outros solventes e se o combustível atende aos parâmetros legais.