Publicidade
Manaus
Cruz Peregrina

Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora passam pela RCC neste sábado (22)

A passagem dos símbolos pela cidade, organizada pela Arquidiocese de Manaus, traz o tema “Juventude e questões midiáticas”, com o intuito de celebrar a importância do jovem inserido no processo de comunicação e informação dos dias atuais 23/09/2012 às 19:50
Show 1
Erguendo a cruz e o ícone, os jovens partiram da Rede Amazônica e foram até as dependências da Rede Calderaro de Comunicação, dar continuidade à celebração
Laynna Feitoza Manaus, AM

Rostos pintados com as cores da nação, vuvuzelas e pandeiros refletiram a alegria da juventude e acompanharam a celebração de aproximadamente 100 jovens da Família Salesiana de Manaus, composta por alunos e seminaristas, na passagem do Ícone de Nossa Senhora e da Cruz Peregrina, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, pela Rede Calderaro de Comunicação, neste sábado (22), às 11h.

A passagem dos símbolos pela cidade, organizada pela Arquidiocese de Manaus, traz o tema “Juventude e questões midiáticas”, com o intuito de celebrar a importância do jovem inserido no processo de comunicação e informação dos dias atuais. A peregrinação ocorreu em caráter de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013.

A peregrinação dos símbolos, que percorreu os meios de comunicação da Avenida André Araújo, em Manaus, teve início na Rede Amazônica. Cânticos e bênçãos prepararam a cruz, carregada por jovens, para realizar a caminhada. A bíblia foi erguida aos céus com o intuito de difundir a mensagem de esperança e consciência visada para atingir o público presente.

Erguendo a cruz e o ícone, os jovens partiram da Rede Amazônica e foram até as dependências da Rede Calderaro de Comunicação, dar continuidade à celebração e distribuir bênçãos sobre o veículo. Ao deixarem a RCC, os peregrinos seguiram para a Rede Bandeirantes. Os veículos localizam-se no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade.

Jovens e a comunicação

A proposta da caminhada pelos veículos de comunicação girou em torno da premissa de que o jovem representa a vitalidade, alegria e esperança, e não apenas a violência e o descompromisso, imagem muitas vezes salientada por jornais em relação à juventude, segundo o Dom Mário Antônio, bispo auxiliar e integrante da comissão organizadora da Arquidiocese de Manaus.

“Nós sabemos que a juventude é o grande público da comunicação. Queremos que o jovem não seja apenas um produto de consumo, e sim protagonista da comunicação. Que os jovens semeiem a ética, verdade e solidariedade. Queremos que os meios sejam geradores de vida e esperança aos jovens e que entendam que a juventude também é a boa nova notícia da sociedade”, ressaltou o bispo.

Para a universitária Cleice Sena, 22, do curso de Estatística da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e participante da peregrinação, o jovem precisa saber selecionar o que é bom e ruim da era de informação que percorre a sociedade. “O jovem tem que estar atento aos meios de comunicação. Precisa fazer discernimento do que acrescenta e do que não acrescenta nesse âmbito”, assegurou a universitária.

Cruz Peregrina

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, em sua passagem por Manaus, já percorreu presídios, hospitais, o encontro das águas e a Fazenda Nova Esperança, comunidade de recuperação de dependentes químicos. Ao sair do Amazonas, irá passar pelos estados do Pará, Amapá, e Rio Grande do Sul, de onde seguirá para outros países da América do Sul.

É a primeira vez que a Cruz Peregrina vem ao Brasil, e já passou por países como Itália, Cuba, Argentina, Espanha, Polônia, Estados Unidos, Filipinas, Alemanha, Austrália e Canadá. A Cruz da Jornada foi entregue em 1984 pelo Papa João Paulo II aos jovens. Em 2003, o Papa entregou o Ícone para acompanhar a cruz na peregrinação.

Curiosidades

A passagem da Cruz e do Ícone pela Avenida André Araújo se deve ao constante empenho do juiz André Araújo em levar jovens para a catequese e incentivar a humanização, conforme a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Manaus.