Publicidade
Manaus
Manaus

Defesa Civil lança núcleo de proteção nos bairros de Manaus

A equipe será formada por voluntários que passarão por cursos de capacitação para identificar áreas de risco e aprender sobre quais as ações emergenciais em caso de acidentes 21/03/2013 às 11:23
Show 1
O objetivo do núcleo de proteção é trabalhar, junto à comunidade, a prevenção de acidentes em áreas de risco
acritica.com Manaus, AM

A Defesa Civil de Manaus instalou esta semana o primeiro Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitária (Nupdec), que vai funcionar na avenida Samauma, Monte das Oliveiras, zona Norte. O objetivo é trabalhar, junto à comunidade, a prevenção de acidentes em áreas de risco.

A primeira reunião com o núcleo Cidade Nova foi realizada na quarta-feira (20) e ainda esta semana será feita uma nova reunião para escolha dos representantes de cada bairro. A criação dos núcleos de proteção e defesa civil atende ao que determina a Política Nacional de Defesa Civil, com foco na prevenção de acidentes.

O núcleo da zona Norte vai funcionar no prédio da associação de moradores localizado na avenida Samauma, no igarapé do Passarinho, que hoje atende oito bairros e 64 comunidades da zona Norte.

A equipe será formada por voluntários que passarão por cursos de capacitação para identificar áreas de risco, aprender sobre quais as ações emergenciais em caso de acidentes e também trabalhar na prevenção ajudando os técnicos da Defesa Civil de Manaus a identificar pontos críticos para que as equipes possam atuar com medidas preventivas.

No próximo domingo, dia 24, os moradores vão eleger, entre os participantes, o representante de cada bairro. Além da zona Norte, a Defesa Civil pretende criar ainda nesse primeiro semestre um Nupdec também na zona Leste onde há muitas áreas consideradas de risco geológico.