Publicidade
Manaus
superlotação deaai

Delegacia de Apuração de Atos Infracionais está com superlotação de adolescentes e jovens infratores

Denúncias de superlotação de Delegacia Especializada foram feitas ao Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Estado do Amazonas (Sinpol-AM) 24/01/2012 às 14:29
Show 1
Delegacia está com muitos jovens e adolescentes infratores
Cassandra Castro Manaus

Cerca de 44 jovens estão apreendidos na Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) ,  localizada no bairro Alvorada, Zona  Centro-Oeste de Manaus. A quantidade de adolescentes e jovens na delegacia é motivo de queixa de familiares que  levaram a denúncia ao Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Estado do Amazonas (Sinpol-AM).

Nesta terça-feira (24), o presidente do Sindicato, Moacir Maia, foi verificar a situação na Delegacia e constatou o fato. Ele afirma que  a situação causa inclusive desconforto aos policiais que trabalham no local porque muitas vezes os familiares não entendem o problema que foge da esfera da polícia.   Moacir Maia disse que o Sindicato irá encaminhar um ofício ao Juiz da Infância e da Juventude para solicitar que os jovens sejam encaminhados a unidades sócio educacionais.


Outra situação constatada na delegacia foi da sala de conforto dos policiais ter sido transformada em um depósito de material.


Em nota divulgada pela Assessoria de Imprensa da Polícia Civil,  a titular da Delegacia , Júlia Seixas Gomes , informou que os atos infracionais cometidos pelos adolescentes são apurados pela delegacia e após concluídos, formalizados os AIS – Autos de Investigação Social.  Em um prazo de 24 horas, eles são encaminhados à Promotoria da Infância e Adolescência Infracional.

Em decorrência da crescente demanda, a Deaai comunicou e pediu providências ao Juizado da Infância e Juventude Infracional para que fosse feita a transferência dos menores de idade, sendo o pedido acatado pela justiça. Nesta terça-feira (24), por volta das 11h, foram expedidos 19 mandados de transferência para Unidade de Cumprimento de Medida Sócio Educativa.