Publicidade
Manaus
Manaus

Deputado José Ricardo anuncia intenção de candidatura para eleições de 2012, em Manaus

Documento entregue ontem ao diretório municipal do PT está acompanhado por abaixo-assinado 13/06/2012 às 09:20
Show 1
O deputado Ricardo Wendling (à esquerda), vereador Waldemir José (à direita) e defensores da candidatura própria
Rosiene Carvalho Manaus (AM)

O deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) anunciou que tem intenção de disputar a eleição para a Prefeitura Municipal de Manaus em 2012. O parlamentar protocolizou, ontem, na sede do PT, pedido para que a sigla reavalie a decisão de não ter candidato majoritário na cidade, apresentando o nome dele como opção.

Em anexo ao comunicado da intenção de ser candidato em Manaus, protocolizada na sede do partido, havia um abaixo-assinado apoiando a decisão dele, informou a assessoria de imprensa do parlamentar.

Entre os membros do PT que apoiam José Ricardo está o deputado federal Francisco Praciano, que desde 2010 defende que o sigla lance candidato próprio em Manaus. Por várias vezes, o próprio Praciano colocou o nome dele à disposição nessa disputa. Segundo a assessoria de José Ricardo, outros líderes do PT e 20% dos filiados da sigla apoiaram a iniciativa. O vereador Waldemir José (PT) acompanhou José Ricardo à sede do PT.

O presidente do diretório municipal do PT, Valdemir Santana, disse ontem que a sigla já fechou questão e não vai lançar uma candidatura majoritária em Manaus. Para Santana, agora, só uma ação externa ao PT pode modificar a decisão tomada em março deste ano.

“Infelizmente, ele (José Ricardo) não participou do encontro em que tomamos essa decisão. Talvez ele não esteja sabendo que essa proposta já tenha sido superada. O PT não vai mudar sua decisão. A não ser que esses partidos, que estão na liderança do nosso grupo político, digam: ‘olha o candidato vai ser do PT’. Aí é outra coisa”, declarou o presidente do diretório municipal do PT.

Valdemir Santana citou, como partidos que lideram o grupo político do qual o PT faz parte no Amazonas, o PMDB do senador Eduardo Braga, o PSD do governador Omar Aziz e o PDT do prefeito Amazonino Mendes.

O deputado estadual Sinésio Campos (PT), que tem sido presença frequente nas discussões para definição de candidaturas entre PT, PSD, PDT e PMDB, disse que preferia não comentar a iniciativa de José Ricardo.

A reportagem tentou contato com o deputado estadual José Ricardo Wendling, ontem, por meio dos telefones, 99XX-XX02 e 91XX-XX13, mas as chamadas não foram atendidas.

As disputas internas do PT nos meses que precedem a definição de candidaturas são quase uma tradição da sigla a cada eleição. O Amazonas não o único estado a registrar falta de coalizão entre os membros da sigla. Exemplo disso são as disputas para lançar candidato às Prefeituras de Fortaleza, Recife e São Paulo.