Publicidade
Manaus
Manaus

Detentos são recapturados após fugirem de cadeia pública

A fuga foi articulada com outros dois homens, que deram fuga a Samuel, por meio de mensagens de SMS. Esta é a terceira fuga registrada no sistema em menos de 15 dias 15/01/2014 às 09:41
Show 1
Detentos são recapturados após fugirem de cadeia pública de Manaus
Bruna Souza Manaus, AM

Samuel Pereira Cabral, 23, e outro detento, que não teve o nome revelado, foram recapturados na noite desta terça-feira (15) após fugirem da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, usando uma corda feita de lençóis – conhecida como “Tereza”. A fuga foi articulada com outros dois homens, que deram fuga a Samuel, por meio de mensagens de SMS. Esta é a terceira fuga registrada no sistema prisional em menos de 15 dias.

Charles da Silva Farias, 27, e Cleiton Araújo Viana, 24, aguardaram os presos do lado de fora da unidade prisional, em uma Kombi de placas NOO-6179. Durante a ação, os suspeitos mantinham contato com os presos através de mensagens.


Segundo policiais militares da 7ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), os presos chegaram a informar sobre a saída do policial da muralha e que, em seguida, iniciariam a fuga. Eles colocaram a corda e Samuel conseguiu pular o muro. Assim que percebeu a ação, o policial da muralha retornou ao posto e deteve o outro preso que estava pendurado na corda, entre o arame fardado que reveste o muro.

Samuel saiu da prisão e entrou no veículo onde Charles e Cleiton os aguardava. De acordo com a policia, os suspeitos chegaram a trocar tiros com seguranças de um supermercado localizado nas proximidades da cadeia. Os policiais não souberam informar qual teria sido o motivo para ação entre os presos e os vigilantes.

Policiais da 1ª, 2ª e 7ª Cicom’s, além da Força Tática fizeram buscas pelo trio e conseguiram prendê-los na avenida Adalberto Vale, bairro Betânia, Zona Sul de Manaus. Os suspeitos e o detento foram levados para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram autuados por formação de quadrilha, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Com eles a polícia apreendeu dois revólveres, um de calibre 32 e outro 38.



Ainda de acordo com a Polícia Militar, uma contagem foi realizada pela Tropa de Choque durante a madrugada, porém a quantidade final de presos e os nomes dos possíveis fugitivos ainda não foram revelados pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus). A assessoria ficou de passar uma nota sobre o caso ainda nesta manhã.

Fugas

Ainda na tarde de terça-feira, o detento Sebastião Souza Barbosa Neto conseguiu fugir da Unidade Prisional do Puraquequara, localizada na Zona Leste de Manaus, após pular o muro também com o uso de uma "Tereza".

De acordo com a assessoria de imprensa da Sejus, dois suspeitos em duas motocicletas, com características não reveladas, deram fuga ao foragido. Agentes de disciplina foram presos por facilitarem a fuga e Sebastião continua foragido.

Na última quarta-feira (8) foi a vez de três detentas da ala feminina da cadeia pública Desembargador Vidal Pessoa também fugirem usando a “Tereza” e protagonizarem a primeira fuga do sistema penitenciário do Estado em 2014.

Cleiciane Ferreira de Souza, Jackeline Carla Cesár Correia e Daniela Rodrigues Duque conseguiram fugir. Destas, apenas Jackeline foi presa no mesmo dia da fuga, na avenida do Turismo, na Zona Oeste de Manaus.