Publicidade
Manaus
Manaus

Detran- AM alerta condutores sobre vencimento de CNH

Isso ocorre há cinco anos, período em que o número de condutores flagrados com habilitação vencida reduziu em mais de 100% 18/02/2012 às 10:00
Show 1
Mensalmente são renovadas 6 mil CHNs no Detran/AM. Objetivo é informatizar o máximo de informação para o condutor
Florêncio Mesquita ---

Para alguns condutores, esquecer do prazo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é comum. Mas o registro de casos desse tipo tem sido cada vez menor no Amazonas, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AM). Ocorre que há pelo menos cinco anos os condutores do Amazonas são avisados, via Correios, sobre o vencimento da CHN um mês antes do fim do prazo. Nesse período, o número de condutores flagrados em blitze com a habilitação vencida reduziu mais de 100%, segundo o Detran/AM. Mensalmente são renovadas 6 mil CHNs no Detran.

O procedimento, segundo a diretora-presidente do órgão, Mônica Melo, evita que o condutor seja flagrado em uma blitz com o documento vencido que incide em infração de trânsito gravíssima. Nessa situação o condutor é multado em R$ 191,54, além de ter a CNH recolhida e a perder sete pontos na carteira. Segundo Mônica Melo, a ferramenta foi adotada depois que o órgão observou que a maioria dos condutores flagrados com a CNH vencida alegava ter esquecido do prazo.

Outro questionamento dos condutores era sobre quais os documentos necessários para a renovação. Foi então que em fevereiro de 2006 o Detran/AM adotou a notificação via Correios para comunicar os condutores. “Com a notificação conseguimos informar, além do prazo de renovação com 30 dias antecedência os caminhos que o condutor deve seguir para não perder tempo na renovação”, disse Mônica Melo. Alguns estados, como o Rio de Janeiro, por exemplo, passaram a adotar, além do comunicado via Correios, avisos por e-mail. Os condutores recebem três e-mails comunicando a data exata do fim do prazo para a renovação e os caminhos que o condutor dever seguir. O primeiro e-mail é enviado pelo órgão de trânsito três meses antes de a CHN expirar. O segundo com dois meses e o último faltando um mês. O cadastro do e-mail é feito pelo próprio condutor no site do órgão de trânsito.

 Conforme Mônica Melo, o Detran/AM está com a tendência de informatizar o máximo de informação para o condutor. Ela explica que a ferramenta utilizada pelo Detran/RJ é uma possibilidade, mas o que está sendo pelo Detran/AM no momento é o estudo para notificar o condutor via SMS, sigla em inglês para serviço de mensagens curtas e torpedos BBM para quem possui BlackBerry Messenger, um aplicativo de mensagens instantâneas. “É uma tendência, mas hoje outros serviços já são feitos pelo site do Detran como o agendamento e marcação de exames de legislação. Em março estaremos disponibilizando o serviço também para veículos”, disse.