Publicidade
Manaus
Manaus

Dia Mundial de Combate a Aids: Sesi realiza teste rápido até sexta-feira (30)

Também estarão disponíveis os testes para identificar o vírus da hepatite B e C. Os resultados do vírus da Aids e hepatite saem em 15 minutos. O atendimento vai até sexta-feira, 30  28/11/2012 às 17:18
Show 1
Público assiste palestra sobre prevenção da aids
acritica.com Manaus

A campanha de prevenção do vírus da Aids ganhou nesta semana mais um ingrediente no Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas). Até esta sexta-feira (30), o Sesi/Saúde oferece o teste rápido gratuito para HIV, além dos exames para identificar o vírus da hepatite B e C. Os testes são realizados em parceria com o Ministério da Saúde e fazem parte da programação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, neste sábado, 1º de dezembro. Dados da Fundação de Medicina Tropical (FMT-AM) revelam que o Amazonas tem 5 mil portadores do vírus da Aids.

Há mais de dez anos o Sesi desenvolve campanha de prevenção contra a Aids. Na abertura da campanha deste ano, no último dia 26, foram realizadas palestras nas salas de espera para os clientes do Sesaúde.

Enfermeira Alessandra Júnia (esq) e o psicólogo Adonias Sampaio (centro)

O psicólogo do SesiI, Adonias Sampaio, disse que o exame para diagnosticar o HIV é um teste rápido e consiste na coleta de sangue. O resultado sai em 15 minutos. De acordo com o psicólogo, este ano, a campanha, além de  palestras de conscientização e distribuição de material explicativo sobre a doença, colocou à disposição dos trabalhadores e comunidade uma equipe composta por enfermeiros, bioquímicos e psicólogos para realizar o exame. Segundo Sampaio, o teste rápido é realizado de 8h às 11h e de 14h ás 17h, no laboratório da instituição, localizado no 1º andar do Sesi Saúde, na Avenida Getúlio Vargas, 1116, Centro.

A enfermeira Alessandra Júnia disse que o teste para diagnosticar a Hepatite também é gratuito e o resultado é entregue em 15 minutos. Ela alertou sobre a gravidade da doença, ressaltando que o vírus pode ser adquirido através do ato sexual, sem o uso da camisinha. “O teste tem 100% de acerto”, disse.