Publicidade
Manaus
Manaus

Dia Mundial de Luta Contra a Aids será comemorado com ações preventivas em Manaus

A programação inclui realização de testes rápidos de HIV, distribuição de preservativos, panfletagem e exposições em tendas sobre os trabalhos desenvolvidos pela Fundação de Medicina Tropical, na área de diagnóstico e tratamento da doença 30/11/2012 às 16:22
Show 1
Dia Mundial de Luta contra a Aids
acritica.com Manaus

Neste sábado (1º de dezembro), Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Governo do Amazonas irá promover uma grande mobilização alusiva à data, na Ponta Negra, das 17h às 20h.

A programação inclui realização de testes rápidos de HIV, distribuição de mais de 30 mil preservativos, panfletagem, além de exposições em tendas sobre os trabalhos desenvolvidos pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), na área de diagnóstico e tratamento da doença.

A ação marca o encerramento da campanha iniciada no dia 26 no Estado, quando foram intensificadas as ações de diagnóstico e prevenção contra a doença.A programação inclui, também, exposição dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento da Fundação Alfredo da Matta, por entidades da Sociedade Civil engajadas nas ações de combate à Aids, além de apresentações teatrais e musicais relacionadas ao tema.

Nesta semana da campanha, a Ponte Rio Negro também ganhou iluminação especial, em tons de vermelho, durante a noite. As ações são organizadas pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à FMT-HVD, que é unidade de referência na rede estadual, para o tratamento de pacientes soropositivo.

Contam, também, com o apoio da Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais e parceiros como o Serviço Social da Indústria (SESI).De acordo com a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, até este sábado, deverão ser distribuídos mais de 1 milhão de preservativos e realizados mais de 56 mil testes para o diagnóstico das doenças, na capital e no interior.

Nesta sexta-feira (30), os testes para HIV, Sífilis e hepatites B e C estão disponíveis na FMT-HVD, das 8h às 17h, no Ambulatório de Dermatologia, onde os interessados também podem encontrar o serviço em qualquer época do ano. A testagem pode ser feita nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Fundação Alfredo da Matta, maternidades Moura Tapajóz, Balbina Mestrinho, Ana Braga, CTA do Instituto da Mulher Dona Lindu e Hospital Platão Araújo.

A coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, Silvana de Lima e Silva, destaca que o objetivo da campanha é incentivar a busca pelo diagnóstico precoce e tratamento, nos casos confirmados da doença. “A procura tardia pelos serviços de saúde continua sendo a principal causa de morte, em decorrência da Aids e suas complicações. Em muitas situações, o paciente já chega bastante debilitado”, frisou.

Atualmente, mais de 5 mil portadores do vírus HIV estão em tratamento no Amazonas, considerando os pacientes atendidos na FMT-HVD e nas unidades de dispensação de medicamentos no interior do Estado.

Com informações da assessoria.