Publicidade
Manaus
HAJA CALOR!

Dias mais quentes na capital dão sinal para período de transição ao ‘verão amazônico’

A estação seca começa “oficialmente” na segunda quinzena de junho, mas a população já sente as consequências das altas temperaturas 23/05/2017 às 12:15 - Atualizado em 23/05/2017 às 12:18
Show 994737
Foto: Euzivaldo Queiroz
Vinicius Leal Manaus (AM)

Dias mais quentes e abafados, chuvas escassas e passageiras e umidade relativa do ar lá embaixo. É assim que tem sido as últimas semanas, desde o final de abril, na capital amazonense. É o prenúncio do popularmente conhecido “verão amazônico”, o período mais seco e, obviamente, menos chuvoso da região.

Contudo, ainda não estamos “oficialmente” nesta estação do ano, conforme informou o meteorologista Gustavo Ribeiro, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo ele, a região ainda passa por uma fase de transição do “inverno” para o “verão”, do tempo de mais chuva para o de mais calor.

“Não existe uma data fixa ou oficial (para o início da estação mais seca), mas normalmente consideramos entre a segunda quinzena de abril e a primeira quinzena de junho como o período de transição entre a estação chuvosa, o popular ‘inverno amazônico’, e a estação menos chuvosa, o ‘verão amazônico’”, disse Ribeiro.

Segundo o meteorologista, o período chuvoso, ou “inverno amazônico” já encerrou na primeira quinzena de abril. A partir de agora, a população deve se preparar para os dias de mais calor, que começa “oficialmente” a partir da segunda quinzena de junho.

“O popular ‘verão amazônico’, ou estação seca, vai da segunda quinzena de junho até setembro. Neste período é comum termos dias com pouca nebulosidade, poucas chuvas, umidade relativa do ar baixa e, por consequência, temperaturas elevadas”, explicou o meteorologista.

Nessa época, conforme o meteorologista Gustavo Ribeiro, a população deve aumentar a ingestão de líquidos (principalmente água) com a finalidade de manter-se mais hidratado, além de caprichar na proteção contra o sol, como o uso de protetores de pele, chapéus e óculos escuros, e também usar rouás mais leves.

Cinco dicas para o verão

1) Mais ingestão de líquidos
2) Dieta regada a frutas
3) Usar roupas leves e tecidos macios
4) Abusar do protetor solar
5) Guarda-sol, óculos escuros e chapéus