Publicidade
Manaus
'HERANÇA'

Dívidas de aluguéis de viaturas policiais ultrapassam R$ 9,4 milhões, diz SSP

Órgão informou que gestão passada deixou sistema "à beira de um colapso". Ao todo, seis empresas são contratadas para o aluguel de 638 viaturas policiais 28/11/2017 às 18:00 - Atualizado em 28/11/2017 às 18:31
Show viaturas
Foto: Arquivo/AC
acritica.com Manaus (AM)

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) afirma que herdou uma dívida de R$ 9.427.156,75 referente à falta de pagamento de contratos das empresas de locação de veículos das Polícias Civil e Militar entre os meses de maio e setembro de 2017. Segundo o órgão, os débitos da gestão passada deixaram o Estado à beira de um colapso na segurança, com o risco da população ficar sem a patrulha das viaturas nas ruas, conforme apontam os dados do Departamento de Orçamento e Finanças da SSP-AM.

Após a auditoria nas contas, o governo conversou com os empresários e determinou o pagamento das dívidas encontradas e a regularização dos procedimentos para que os pagamentos sejam feitos.

Ao todo, seis empresas são contratadas para o aluguel dos veículos que fazem o policiamento em todo o Estado. O contrato engloba 638 viaturas, incluindo a manutenção e revisão dos automóveis e o seguro para o caso de acidentes e danos. O contrato também exige que a empresa troque os veículos após um período de dois anos.

“Mesmo com as faturas em aberto, em julho de 2017, a frota de veículos foi trocada por carros novos e, também, apesar dos atrasos, os serviços de manutenção continuaram sendo realizados. Os veículos só não foram retirados das ruas pelos empresários porque os prestadores do serviço estavam na expectativa de receber”, informou a SSP.

Parcelas atrasadas

Conforme os dados do setor de Orçamento e Finanças da SSP-AM, há parcelas para pagar atrasadas desde 2015. Mas a maior parte da dívida se concentra no período de maio a setembro de 2017. Nesse período, 15 faturas deixaram de ser pagas.

 As empresas que prestam serviços na área são a Empresa Brasileira de Engenharia e Comércio S.A, CS Brasil, TB Serviços, Transporte, Limpeza, Gerenciamento e Recursos Humanos S.A, ACB Locadora LTDA, Couto Transportes, Comércio e Representação LTDA e Tecway Serviços e Locação de Equipamentos LTDA.

Publicidade
Publicidade