Publicidade
Manaus
A VEZ É DELAS

Empreendedorismo feminino mostra sua força em diversos setores no Amazonas

Conheça amazonenses que estão presentes em todos os segmentos e mostram que podem liderar várias empresas 03/09/2017 às 06:00
Show dddddddddddddddddddddddddddddddddddddd
Munira Zacarias, proprietária do Casa Coaching Manaus, inspira outras mulheres a serem empreendedoras (Foto: Evandro Seixas)
Rebeca Mota Manaus (AM)

No Amazonas, o empreendedorismo feminino mostra sua força, fazendo com que as mulheres se destaquem cada vez mais nos diversos setores da economia. Elas estão no comércio, na indústria, na prestação de serviços e negócios digitais, mostrando que essa área não é exclusividade masculina.

Um estudo realizado pelo Sebrae e Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) destaca que o número de mulheres que empreenderam nos últimos 3,5 anos já superou o predomínio masculino, atingindo a taxa de 15,4%..

Exemplo disso é a Lídia Mota, 36, proprietária do Rota dos Chefs, da Mercearia de Chocolate, da domas de chefes e organizadora de diversos eventos ligados à gastronomia. E desde seus 17 anos já trabalhava como proprietária de franquias internacionais.

“Eu faço tudo isso com muito carinho. Eu só não amo trabalhar, mas sou  viciada em trabalho. Eu me considero uma pessoa forte, pois tomo conta do meu negócio sozinha com poucos funcionários, faço tudo desde a cozinha até as questões administrativas, financeira e logística. E sou eu que tomo as iniciativas. Estou organizando a campanha do Manauara de alimentação e simultaneamente o show do Kiko Zambianchi”, revela. 

Ser empreendedora empoderada e incentivar as outras mulheres a serem também é o papel da Munira Zacarias, proprietária do Casa Coaching. “Ajudamos várias pessoas a melhorar a vida emocional, financeira, conjugal, potencializando uma vida abundante”.

Munira criou a Casa Coaching em parceria com quatro sócias e conta que empreender surgiu a partir do seu propósito de ajudar as pessoas.

“O empreendedorismo na região amazônica veio através da cultura indígena que ensina a mulher fazer e o homem a governar. Chegou o tempo das mulheres como eu fazerem suas tarefas em conjunto com o homem, pois o masculino é essencial para a mulher, mas é um momento da mulher amazonense estar mais no poder legislativo, executivo e judiciário, de estar nas Assembleias e nos sindicatos”, enfatiza.

Ela destaca que a mulher é a aquela que pode estar onde ela quiser. “Uma mulher empreendedora é aquela que acredita que seus sonhos são reais. Atraia a riqueza que existe em você empreendendo”, disse Munira.

A presidente e fundadora da Haskell Cosmética Natural, referência no segmento de cosméticos capilares com ativos naturais, Ana Márcia Teixeira, conta que nem sempre foi assim. Sua carreira começou em 1983 como cabelereira.

“A Haskell é um sonho que virou realidade através de muito trabalho e esforço. Fazemos nossos produtos com muito amor. Apostei no que mais gostava de fazer e resolvi abrir o meu próprio salão. Aos poucos os clientes foram chegando e fui conquistando espaço. Trabalhava fazendo muitos cortes de cabelo e, com o tempo, tive a minha clientela fiel”.

A empresa apoia o Grupo Pérolas Negras, em Viçosa, que promove oficinas focadas no debate de questões de autoestima relacionadas aos cabelos. O projeto visa auxiliar no empoderamento de meninas e mulheres, resgatando sua identidade e valorizando a beleza natural .

“Ser uma mulher empreendedora é fruto de muitas vitórias na minha vida. Comecei pequena, com poucos recursos e parceiros, mas por acreditar nas pessoas e em fazer algo que gosto, conquistei o meu espaço. Produzir beleza para tornar a vida de outras pessoas melhor e mais feliz é o que nos move”, diz.

Saiba Mais

A Casa Coaching Manaus promove no dia 16 de setembro às 10h e 15h  a palestra RicaMente uma imersão que permite aprender a como conquistar uma mente rica. Entendendo o estado financeiro atual e identificando se já está mentalmente preparado para produzir  riqueza. Inscrições são na Fan Page.