Publicidade
Manaus
Manaus

Eduardo Braga anuncia apoio à candidatura de Rebecca Garcia

Até o início da semana, Rebecca era tratada pelo próprio Braga como um nome que não agregava o apoio dos grupos políticos da base aliada. Hoje, ela é o nome de consenso entre o senador Eduardo Braga e governador Omar Aziz 27/06/2012 às 15:52
Show 1
Eduardo Braga diz que apoiará candidatura de Rebecca Garcia
Ana Carolina Barbosa Manaus

Além de anunciar que está fora da disputa eleitoral deste ano, o senador pelo Amazonas e líder do governo Dilma Rousseff no Senado, Eduardo Braga (PMDB), disse, em sessão plenária há alguns minutos, que se empenhará para eleger a deputada federal Rebecca Garcia (PP), a qual deve ter a candidatura confirmada em convenção partidária no próximo dia 30 (sábado), com o apoio do governador Omar Aziz (PSD).

Até o início da semana, Rebecca era tratada pelo próprio Braga como um nome que não agregava o apoio dos grupos políticos da base aliada. Contudo, hoje, Braga deixou nas entrelinhas que ela é a candidata do grupo que reúne alguns dos partidos com maior representatividade no Estado: PMDB, PSD, PCdoB, entre outros. A dúvida agora gira em torno do vice na chapa encabeçada por Rebecca.

Sobre a escolha pelo Senado, Eduardo Braga assegurou que, embora dividido e emocionado por ter sido tratado pelo povo amazonense como pré-candidato à prefeitura, sendo citado nas primeiras pesquisas eleitorais, ele escolheu ficar no Senado para cumprir compromissos firmados com a população que o elegeu e com a presidente que o escolheu como liderança na Casa Legislativa.

Desentendimento

O apoio de Braga à candidatura de Rebecca aponta para o fim do desentendimento entre ele e o governador Omar Aziz, negado por ambos, mas comentado nos bastidores políticos. Há alguns meses, o governador disse que não tinha compromisso com nenhum candidato que porventura fosse indicado pelo senador, mas apenas a uma eventual candidatura de Braga, que quando senador ajudou Omar a se eleger.

Braga, por sua vez, demonstrou resistência ao nome de Amazonino Mendes (PDT), cogitado nos bastidores para receber o apoio do governador, mas que depois anunciou publicamente não ser candidato à reeleição. O mesmo ocorreu com Rebecca Garcia, a qual Eduardo Braga dizia não ser consenso entre os partidos que compõem o grupo do qual o senador faz parte, enquanto ela mesma afirmava que seria candidata majoritária.

A confirmação oficial da candidatura de Rebecca Garcia ocorre no próximo sábado, data limite para a realização de eventos deste tipo, segundo a legislação eleitoral. No mesmo local e horário ocorre a convenção do PSD, de Omar Aziz: Casa de Show Charriot, Max Teixeira, Zona Norte de Manaus, às 10h. Ainda no dia 30 outros seis partidos realizam suas convenções.


Veja em instantes o discurso do senador na íntegra.