Publicidade
Manaus
Disputa interior

Eleições no interior do Amazonas prometem ser acirradas

Campanha eleitoral em Manacapuru, Parintins, Itacoatiara, Coari e Maués colocará em confronto dezessete candidatos a prefeito 02/07/2012 às 08:52
Show 1
Vereador Júnior Leite (centro) é um dos quatro candidatos a prefeito de Maués
jornal A Crítica Manaus

 Disputa pelo comando de cinco dos mais populosos municípios do interior do Amazonas reúne 17 candidatos. A definição das candidaturas em Manacapuru, Parintins, Itacoatiara, Coari e Maués foi concluída, no último sábado, com o fim do prazo das convenções. Em três dos dois municípios, o confronto se dará entre prefeitos e ex-prefeitos.

 Em Manacapuru, que possui o maior eleitorado do interior, 62.080 eleitores, a campanha colocará em confronto três candidatos. O atual prefeito Angelus Figueira (PV) concorre à reeleição numa chapa com o vice-prefeito Messias Furtado (PDT). Terá como adversário, o ex-deputado estadual e ex-prefeito Washington Régis (PMDB), que tem como vice o vereador Jaziel Nunes Alencar (PSC), o Tororó. Também participa da disputa o deputado estadual Orlando Cidade (PTN). O vice dele é do PRB, o vereador Francisco Coelho.

A briga pela Prefeitura de Parintins, o segundo maior colégio eleitoral do interior do Amazonas, será travada por quatro candidatos. Por já estar no segundo mandato consecutivo, o atual prefeito Bi Garcia (PSDB) está fora do páreo. Apoia a candidatura do seu vice, Messias Cursino do PDT. A chapa governista é completada pelo ex-presidente do Boi Bumbá Caprichoso Joilton Azedo. O candidato do PSD é o empresário Alexandre da Carbrás, que tem como colega de chapa outro ex-presidente do Caprichoso Carmona Oliveira. Também concorrem Douglas Batista do PV e o vice Nonato Caldeira. E o petista Lázaro Teixeira numa dobradinha com o companheiro de partido, Adriano Picanço.

Quatro candidatos também oficializaram seus nomes para disputar a eleição em Maués. O município possui 28.782 eleitores. Um deles é o vereador Júnior Leite (PDT). Tem o apoio do tio, o deputado estadual e ex-prefeito Sidney Leite (DEM). O parlamentar figurou como um dos pré-candidatos a prefeito. Mas entrou em choque com o presidente estadual, o deputado federal Pauderney Avelino. O vice de Júnior Leite é o ex-prefeito Luiz Canidé (PDT).

O ex-deputado estadual Alfredo Almeida (PMDB) concorrerá a prefeitura do município. O vice dele é Reny Torsani (PTB). A eleição em Maués contará com a participação do padre Carlos Góes (PT). Compõe a chapa com ele Carlos Augusto Almeida (DEM). O PSD, do governador Omar Aziz, lançou a secretário municipal de governo, Andrea Nascimento. A chapa apoiada pelo prefeito Miguel Paiva é completada pelo filho do ex-prefeito Carlos Esteves, Júnior Esteves do PRB.